$18.00
GeekGold Bonus for All Supporters: 117.67

7,135 Supporters

$15 min for supporter badge & GeekGold bonus
45% of Goal | left

Support:

Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Sapotagem» Forums » Reviews

Subject: Jogos em Família: Variantes em Sapotagem rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: Sapotagem [+] [View All]
Rodrigo Esteves
msg tools
mb
Para visualizar o texto completo com as imagens, visite nosso blog: http://www.jogosemfamilia.com.br/2016/06/variantes-em-sapota...

Já falamos, em outra postagem, sobre o jogo de cartas Sapotagem, da Ace Studios. Mas o que apresentamos foi somente a modo padrão de jogar esse divertido jogo. O manual do jogo oferece outras 25 formas de aproveitar o jogo e se divertir.

Conheça as variantes, teste com sua família e deixe sua opinião sobre a forma preferida de jogar Sapotagem:

1- Voz de Prisão
Os jogadores escolhem aleatoriamente qual cor será o trunfo para a partida inteira. Todas as cartas dispostas na mesa (que seriam os trunfos na versão original) ficam abertas. Quando o jogador ganha uma rodada, escolhe uma das cartas abertas e a coloca em sua área de jogo.

2- Sapos na Atividade

Os jogadores escolhem aleatoriamente qual cor será o trunfo para a partida inteira. Os jogadores jogam cartas todas as rodadas, ou seja, não há pulos na partida. Em uma partida de 3 jogadores, distribua 17 cartas para cada um. Em 4 jogadores, serão 13 cartas para cada um. E em uma partida de 5 jogadores, distribua 10 cartas para cada um. As cartas que sobrarem (no caso 1 em uma partida de 3 jogadores, 2 em uma partida de 5 jogadores) são descartadas sem os jogadores olharem.

3- Carta na Manga

Os jogadores utilizam todas as cartas na mão e sem pulos, analogamente à variante 2. No início do jogo, cada jogador escolhe 1 carta secretamente e todos revelam simultaneamente. As cartas reveladas serão os trunfos ao longo da partida. Embaralhe as cartas reveladas e revele uma, que será o trunfo da primeira rodada. Quando todas as cartas forem usadas uma vez, embaralhe todas elas novamente e revele uma, que será o trunfo daquela rodada. Repita este procedimento até o final da partida.

4- Ausência Cara
Os jogadores utilizam todas as cartas na mão, analogamente à variante 2. Cada jogador recebe 4 pulos (3 pulos para uma partida de 6 jogadores). No final do jogo os jogadores que passaram 1/2/3/4 vezes recebem -1/-3/-6/-10 pontos.

5- Agente Duplo
No final do jogo vence o jogador que tiver feito o menor número de pontos

6- Sociedade de Agências – Sapo Bom é Sapo Junto
Em uma partida de 4 jogadores, são formadas 2 duplas ou, em uma partida de 6 jogadores, são formadas 3 duplas. Cada dupla tem apenas uma ÁREA DE JOGO. No final do jogo, a pontuação de cada dupla é contada e aquela com mais pontos vence.

7- Sociedade de Agências – Sapo Bom é Sapo Esperto

Em uma partida de 4 jogadores, são formadas 2 duplas ou, em uma partida de 6 jogadores, são formadas 3 duplas. Cada jogador tem a sua ÁREA DE JOGO. No final do jogo, é contada apenas a área de jogo com a maior pontuação de cada dupla é contada. A dupla com mais pontos vence.

8- Sociedade de Agências – Sapo Duplo
Em uma partida de 4 jogadores, são formadas 2 duplas ou, em uma partida de 6 jogadores, são formadas 3 duplas. Cada dupla tem apenas uma ÁREA DE JOGO. No final do jogo, a pontuação de cada dupla é contada e aquela com menos pontos vence.

9- Inocentes ou culpados?
Tabela de pontuação alternativa:

(Veja a tabela em http://www.jogosemfamilia.com.br/2016/06/variantes-em-sapota...)

10- Sapo Ensaboado! Esquivando da Mira!
Tabela de pontuação alternativa:

(Veja a tabela em http://www.jogosemfamilia.com.br/2016/06/variantes-em-sapota...)

11- Sapo de volta ao jogo
Quando o jogador ganha uma rodada, pode escolher uma das cartas que ganhou e colocar na sua mão, gastando um pulo.

12- Iniciativa de Espiões
O jogador inicial não pode pular, ou seja, é obrigado a jogar uma carta na mesa.

13- Informações Abertas
Ao invés de apenas abrir o trunfo da rodada e da próxima, faça uma fileira com todos os trunfos abertos, da primeira à última rodada.

14- Sapos Fugitivos
Das cartas separadas para serem os trunfos, coloque 5 cartas separadas na mesa, abertas para todos os jogadores verem. Quando um jogador pula, escolhe uma delas e coloca na sua mesa. As cinco últimas rodadas da partida devem ser jogadas sem trunfos.

15- Sapos Negociadores
Os marcadores de pulo serão utilizados de outra forma. Quando um jogador for “pular”, ele escolhe uma carta da área de jogo dele para jogar.

16-Bomba Coringa
A bomba-relógio é um coringa. Exemplo: se um jogador pega uma bomba, ele deve coloca-la em qualquer fileira de determinada facção, adicionando uma carta a mais daquele tipo de facção.

17- Bomba Teleguiada
Quando um jogador pula, se ele tiver uma bomba, pode jogá-la e adicionar às cartas jogadas naquela rodada. Por ter pulado, a carta não conta como se fosse deste jogador, nem conta para vencer a rodada. O vencedor da mão leva a bomba.

18- Plantando informações
Esta variante funciona melhor em uma partida de 3 jogadores. O jogo segue as regras normais com uma única exceção: o jogador escolhe uma carta de sua mão e a coloca em frente ao jogador à sua esquerda. A rodada segue com os participantes jogando pelo que está à esquerda. Pular não é permitido nessa variante.

19- Informação Fechada
Para um jogo mais surpreendente, só revele o trunfo atual da rodada.

20- Ajuda Anônima
Quando um jogador vence uma rodada, só ganha as cartas jogadas pelos jogadores. O trunfo atual da rodada vai para uma pilha de descartes. Toda vez que um jogador ganha a quarta carta de uma facção (ou seja, adquire pontuação negativa naquela facção), deve escolher uma carta da pilha de descartes e adicionar à sua área de jogo.

21- Ajuda Anônima
Em uma partida de 3 jogadores, são organizadas 4 pilhas de trunfo de 4 cartas cada. A primeira carta será o trunfo das quatro primeiras rodadas. Quando um jogador ganha uma rodada, ele escolhe uma das outras 3 cartas para adicionar à sua Área de Jogo. Na quarta rodada, quem ganhar a rodada adicionará o próprio trunfo à sua Área de Jogo. Quando as cartas de uma pilha de trunfo estiverem todas capturadas, revele mais 4 cartas da próxima pilha e proceda novamente como explicado.

22- Captura às Cegas

A partida segue a mesma preparação da variante 21, com exceção que de uma das pilhas de trunfo escolhida para ser revelada, os jogadores só revelam 1 carta que será o trunfo da rodada. Quando o jogador ganhar a rodada, além de ganhar todas as cartas jogadas, embaralha a carta de trunfo com as outras 3 cartas da mesma pilha de trunfos, sorteia uma delas e posiciona em sua Área de Jogo.

23- Sapo Fraco, Mas Nem Tanto

Nesta variante, utilize a carta de trunfo e os marcadores de trunfo. O trunfo da primeira rodada é sorteado. Para indica-lo, deixe exposta apenas a cor sorteada, encondendo com os marcadores de trunfo as cores não sorteadas. A partir da segunda rodada, quem jogou a carta mais fraca na rodada anterior escolhe o trunfo da rodada atual. A carta mais fraca é determinada pelos requisitos abaixo, em grau de importância decrescente:

- A menor carta de uma cor que não é trunfo nem a cor a ser seguida (em caso de empate quem jogou antes, dentre os empatados);
- A menor carta da cor a ser seguida;
- A menor carta da cor do trunfo;
- Caso todos os jogadores tenham pulado, o trunfo é sorteado como na primeira rodada.

As cartas que serviriam como trunfo (PILHA DE TRUNFOS) não serão utilizadas nessa variante. Após distribuição das cartas para os jogadores, o monte que seria destinado à poilha de trunfos deve ser retirado da partida.

24- Sapo Escondendo o Jogo!
Utilize a variante 23. As cartas que serviram como trunfo não são descartadas. Ao invés, forme uma pilha única fechada com elas. Toda vez que o jogador escolher o trunfo da rodada, ele escolhe uma carta da pilha e adiciona à sua área de jogo.

25- Plantando Mais Informações!
Utilize a variante 18, mas ao invés do jogador escolher uma carta para o jogador à sua esquerda, pode escolher para qualquer adversário.
O adversário que receber a carta escolhe outro adversário que ainda não recebeu carta nesta rodada, com exceção do jogador inicial que deverá sempre ser o último a ser escolhido.
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.