Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Bausack» Forums » Reviews

Subject: Bausack - Um jogo de destreza e observação - Portuguese Review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Tendson Artur Ribeiro da Silva
Brazil
Parnamirim
RN
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Dois pontos se destacam no Bausack:
1) Simplicidade das regras;
2) Diversão garantida.
Ao saber que ele tem semelhanças com o Villa Palletti, decidi tê-lo na minha coleção.


COMPONENTES
No Bausack temos várias lindas peças de madeira de vários formatos e tamanho. Há dois conjuntos de peças diferenciados pela cor. As mais fáceis são de cor branca, e as peças mais complexas são de cor vinho. Além disso há um saco com várias pedrinhas de forma irregular que servem como moeda. Todos os jogadores começam com 10 pedrinhas dessas, para poder comprar ou passar as peças leiloadas.

OBJETIVO
O jogo tem 4 formas de se jogá-lo: Knock Out, Pile it High, Building Chain e Tower of Babel. Mas a que mais jogamos aqui é a primeira - Knock Out. Neste jogo o objetivo é comprar várias peças através de 2 tipos de leilões, e as peças ganhas terão que ser empilhadas, sem deixar cair. O jogador que deixa cair qualquer peça de sua torre é eliminado. O jogador que ficar por último é vencedor. O jogo comporta de 02 até 06 jogadores.

OS LEILÕES
Os dois tipos de leilão do jogo são: 1) leilão para ficar com a peça; 2) leilão para não ficar com a peça; No primeiro o jogador que der o maior lance, paga o lance e fica com a peça. No segundo tipo de leilão o jogador paga sempre um valor para passar a peça para o próximo jogador, até que um jogador não tenha condições de pagar ou queira ficar com a peça, neste caso este jogador não paga nada, e fica com a peça.

DETALHES DO LEILÃO
No jogo, o primeiro jogador escolhe qualquer peça a seu desejo. A peça escolhida é então leiloada. O primeiro jogador começa o lance dizendo que tipo de leilão ele vai fazer e por quanto vai começar os lances, sendo o lance mínimo de zero (0). Seguindo o sentido horário os demais jogadores ou passam ou dão seu lance sempre superior ao anterior. Quem ficar com a peça terá que colocar a peça na torre [se for a primeira peça, ela será a base para todas as outras, isto é, todas as futuras peças terão que ficar sobre a primeira, não podendo jamais as outras peças tocarem a superfície da mesa].

Outro detalhe é na colocação das peças, já que não se pode tocar na torre enquanto se está colocando a peça, a não ser com a própria peça que se esteja manipulando.

O jogo fica mais emocionante quando os jogadores ficam sem pedrinhas (dinheiro) para participar do leilão. A partir daí quem for a vez de jogar, se escolher uma peça para ficar, já é dele, e caso escolha uma peça para passar para o próximo jogador, este próximo jogador é obrigado a ficar com a peça.

PSICOLOGIA APLICADA
No jogo percebemos claramente algumas atitudes dos jogadores. Alguns jogadores vem com objetivo de derrubar os adversários, outros vem com o objetivo de manter sua torre em pé.

Mas o divertido é ver a inventividade de cada jogador tentando colocar algumas peças complexas em sua estrutura, sem deixar cair. Ai aparecem obras primas da arquitetura, bem como a iminência de cair toda estrutura.

A DERROTA, A VITÓRIA
Detalhe importante: assim que um jogador deixa cair sua torre, ele é eliminado da partida, e suas peças voltam a serem leiloadas juntamente com as demais.

CONSIDERAÇÃO FINAL
Bausack é diversão na certa, tanto para habilidosos jogadores, como para iniciantes, tanto para jovens quanto velhos. Um inteligente, divertido e minimalista jogo de mesa. Nota: 9,0/10
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.