Tiago VIP
Brazil
Will you still look into my eyes with warmth even if you saw my shadows?
How many strips there are?
-
LADRÕES & ZERGS - A BUSCA PELO TEMA PERDIDO
Este é um jogo do Reiner Knizia. O que isso significa? Ora, usualmente significa uma mecânica apurada e tema colado em cima com cascolar, então não sacuda muito senão desgruda.
(Cortesia do Tiagoaob)
E isto se aplica aqui? Sim, não há como circunavegar isso. Poderiam ser um bando de ladrões que cercam pessoas na rua e aquele que tem mais ladrões leva o roubo - assim, quem tiver a maioria de colares, relógios e carteiras, disputa a vitória. Ou são soldados no espaço sideral combatendo alienígenas, e aqueles que cercarem os oponentes com as maiores forças os vencem - dessa forma, quem destruir mais dos zergs, dos protoss ou dos aliens disputa a vitória. E assim em diante. Claro, talvez os mesmos fossem um pouco mais difíceis de vender, e mesmo quebrassem alguns direitos autorais, mas de qualquer maneira funcionaria sem mudar basicamente uma vírgula da mecânica.
MAS QUE MECÂNICA É ESSA?
É a da colocação de tiles (que, neste caso, são peças hexagonais com símbolos que indicam suas funções). Cada jogador tem tiles disponíveis as quais posiciona no tabuleiro de forma a obter o máximo possível das peças que estão espalhadas pelo tabuleiro.
São três tipos de peças: - os Kabutos (capacetes); - os Budas; - os Obentôs (pratos de arroz).
(Cortesia do Tiagoaob)
O jogador pega, de forma aleatória, 5 tiles entre todas as que têm disponível. São 8 os tipos de tiles divididos de duas maneiras.
As de uso único: - os Samurais (que influenciam todos os tipos de peças); - os Budas (que influenciam somente as peças dos Budas); - os Kabutos (que influenciam somente as peças dos Kabutos); - os Obentôs (que influenciam somente as peças dos Obentôs); - o Mu (que permite substitui um tile seu de qualquer lugar, permitindo que você realoque o tile que foi substituído pelo Mu).
Essas peças, quando usadas, encerram o turno do jogador.
As de uso múltiplo: - os Ronin (que influenciam todos os tipos de peças); - os Barcos (que influenciam todos os tipos de peças, mas devem ser colocadas nos hexágonos de água, nunca em terra); - a de Troca de Peça (que permite que uma peça seja trocada de lugar com outra peça).
Essas peças, quando usadas, não encerram o turno do jogador, que ainda pode colocar outros tiles no tabuleiro.
Ao final de seu turno, o jogador pega tiles até que tenha novamente 5 para poder usar da próxima vez.
(Cortesia do Tiagoaob)
MUITO BEM, E O JOGO?
Ah, a mecânica compensa tudo que falta de tema. É ágil, inteligente e com várias possibilidades de escolha, fazendo com que cada tile colocado seja precedido por um certo tempo pensando e avaliando onde melhor encaixá-lo.
Mesmo assim, uma partida bem disputada não passa de 1 hora e usualmente a emoção é mantida até o final, quando são reveladas as peças coletadas até então e vê-se quem foi o vencedor.
Minha opinião é de que este jogo é um dos melhores jogos feitos pelo Knizia, e para o meu gosto é superior ao Tigris & Euphrates (o Ra, outro concorrente, eu ainda não joguei).
Enfim, um jogo altamente aprovado!
Um adendo: o jogo tem uma versão nacional, com regras em português, editado pela Ceilikan. Para quem quiser saber mais, acesse o link: http://www.ceilikan.com.br/ceilikan/jogos-publicados/samurai...
Abs,
Edit: Pequenos erros. Nada significativo, mas me irrita que sejam deixados vivos!
-
Igor Mascarenhas
Brazil Teixeira de Freitas Bahia
-
Muito boa a resenha assim como o jogo, tenho a edição nacional e indico a qualquer um. Thumbs up
-
Tiago VIP
Brazil
Will you still look into my eyes with warmth even if you saw my shadows?
How many strips there are?
-
rajatz wrote: Muito boa a resenha assim como o jogo, tenho a edição nacional e indico a qualquer um. Thumbs up
Opa, valeu!
Sim, é um edição bem boa, quando comparada a outros jogos nacionais. Eu gostaria que as peças fossem um pouco melhor talhadas - há várias com rebarbas do molde e outras que foram lascadas -, mas as cores são boas e tornam a identificação delas bastante fácil, o que é o ideal.
Abs,
-
Patesi LIMAC
Brazil Recife Pernambuco
-
Olá, comprei o meu e veio um Buda, um Kabuto e um Obentô transparentes. Eles tem alguma utilidade?
Ah, beleza de resenha!
-
Igor Mascarenhas
Brazil Teixeira de Freitas Bahia
-
sim, serve para a contagem final, quem tiver maior numero de figuras ganha essa figura. uma maneira facil de organizar a pontuação final
-
Patesi LIMAC
Brazil Recife Pernambuco
-
Obrigado, Mascarenhas. Muito bem explicado!
A resenha só deu mais vontade de jogá-lo. Verei se estréio este fim de semana!
-
|
|