$10.00
Recommend
3 
 Thumb up
 Hide
2 Posts

High Society» Forums » Reviews

Subject: High Society - resenha em português (review in portuguese) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
mbmbmbmbmb
"Amor, você já folheou o jornal matutino?"

"Não, querida, estou praticando meu put."

"Pois querido, assim ficará tão mal-informado quanto os serviçais."

"Difícil, querida, difícil."

"Então não deve ter visto o escândalo acerca de Lorde Gauss."

"Escândalo?"

"Pois sim! Já chegou aos jornais mas não aos seus ouvidos, querido. Sobre o que conversam em seu clube?"

"Negócios e esporte, minha querida. E nosso negócio não é fofoca, nem nosso esporte."

"Nem o meu! Mas está no jornal. O que a Lady Gauss deverá estar pensando agora?"

"Que o Lorge Gauss não é um bastião da moralidade."

"Ah, então você sabe do que eu estou falando!"

"É o que parece."

"E veja, a mansão dos Grammond incendiou ontem. Era tão bonita aquela casa."

"Era, querida, era."

HIGH SOCIETY - O JOGO

(Cortesia de EndersGame)

Em High Society os participantes assumem o papel de pessoas da dita alta sociedade em quem verdadeiro frenesi de compras, enquanto tentam evitar os perigos da fama e da atenção de pessoas indesejadas.

O sistema do jogo é bastante simples:

- Cada jogador recebe 11 cartas nos respectivos valores: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12, 15, 20 e 25 milhões;

- Com as cartas o jogador pode dar lances em 3 tipos de cartas:

1) Nos artigos de luxo (diamantes, iates, cavalos, obras de arte, etc, que valem pontos - de 1 a 10 pontos);

(Cortesia de EndersGame)

2) Nas cartas especiais (estátua, título de nobreza) que aplicam um multiplicador de x2 aos pontos que o jogador adquira;

3) Para evitar os perigos da tal vida: escândalo, roubo, incêndio, que reduzem a pontuação obtida - o primeiro jogador a passar (ou seja, que não aumentar o lance anterior, adquire a carta).

(Cortesia de EndersGame)

Os diferenciais do jogo, no entanto, são dois:

A) O jogador não pode retirar carta que tenha usado para dar um lance até que o leilão tenha terminado. Vou exemplificar:
- Você tem 5 cartas nas mãos: 4 milhões, 6 milhões, 8 milhões, 15 milhões e 25 milhões. Então abre o leilão por um iate (8 pontos) ao dar 4 milhões por ele;
- O jogador seguinte aumenta para 8 milhões;
- O terceiro jogador aumenta para 12 milhões;
- É sua vez novamente. O ideal seria dar 13 milhões de lance. Mas isso requer cartas que você não tem. Adicionar a carta de 8 milhões, não é suficiente. Você poderia usar duas: a de 6 e a de 8, mas só ficaria com duas cartas na mão, o que pode ser ruim para o restante do jogo. A carta de 15 milhões seria ideal para usar, mas você já apostou 4 milhões, então sua aposta subiria para 19 milhões. Será que o iate vale tanto?

(Cortesia de EndersGame)

B) O jogador que ao final do jogo tiver menos dinheiro (considerando somente o valor das cartas que ainda tiver em mãos), é automaticamente eliminado, independente do valor do que tenha adquirido. Assim, de nada adianta torrar dinheiro a torto e a direito. O importante é gastar bem e, principalmente, gastar um tantinho menos do que o outro que mais gastou.

Portanto, o jogo se torna um equilíbrio entre a necessidade de gastar para adquirir pontos (o dinheiro, ao final do jogo, não conta ponto algum, só serve para identificar qual é o participante com menos dinheiro que será eliminado da disputa), de evitar os percalços e, mesmo assim, de se manter com algum dinheiro na mão.

Aqueles que conseguem observar quais cartas os oponentes já descartaram, tem a melhor chance de vencer, tanto por saber qual é o valor ideal de um lance (que obrigue, por exemplo, o outro a saltar de um lance de 6 milhões para um lance de 18 ou de 21 milhões, por exemplo), bem como saberá o quanto tem que manter e quanto pode ainda gastar.

E É BOM?

(Cortesia de EndersGame)

Bem, o Knizia fez jogos de leilão que eu gostei bem mais - Ra e Modern Art. Mas ambos duram mais e são mais complexos do que o High Society, o que torna este um jogo bom como filler, pois termina entre 15 a 25 minutos e o tempo de explicação não passa de 3 minutos.

E mesmo assim os dois diferenciais do jogo o tornam interessante e com a tensão necessária para que cada lance seja significativo.

Então, para quem gosta de jogos de leilão e/ou procura uma boa adição para preencher algum espaço numa noite de jogos, o High Society é uma ótima opção, acomodando bem até 5 pessoas (e se torna melhor com mais pessoas, pois há mais disputa nos lances e é mais difícil controlar o quanto os outros têm de dinheiro).

E é isso!

Abs,
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
mbmbmbmbmb
Agradecimento especial a
Ender Wiggins
msg tools
mbmbmbmbmb
que foi o autor de todas as imagens utilizadas na resenha.

Abs,

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.