Recommend
2 
 Thumb up
 Hide
5 Posts

Power Grid» Forums » Reviews

Subject: Portuguese Review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: portuguese [+] [View All]
Paulo Soledade
Portugal
Leiria
Leiria
flag msg tools
designer
WYG Developer
badge
mbmbmbmbmb
Nota Introdutória
Quando joguei pela primeira vez Power Grid achei o jogo desinteressante. Segui as recomendações das regras que diziam para nos primeiros jogos jogarmos só o Step 1 até nos familiarizarmos com o jogo. Foi o que fizemos. Resultado: desilusão.
Power Grid é, basicamente, um jogo de estratégia económica, onde se compram centrais de energia eléctrica e matérias-primas para as fazer funcionar. Parece simples. Não é. As opções a tomar em todas (todas) as jogadas são fundamentais para alcançar a almejada vitória. Só descobri isto depois de voltar a jogar. Espero que também o descubram.

O Equipamento - Tabuleiro, Cartas, Casas, Matérias-Primas e Dinheiro
O tabuleiro não é, esteticamente, muito apelativo. Dividido em seis cores, tem o mapa dos EUA de um dos lados e do outro, um mapa da Alemanha. Ligações entre todas as cidades de cada um desses países, feitas por tubos por onde passam cabos de electricidade, permitindo assim electrificar o país. Apesar de não ser bonito, o tabuleiro é grande o suficiente e nele coabitam ainda, o mercado de matérias-primas, o contador de casas e a ordem de jogada de cada jogador.
As cartas das Centrais Eléctricas são feitas de papel forte que não se estraga com facilidade. O desenho é muito claro e simples de entender, não contendo informações desnecessárias.
As casas são de madeira, bem como as matérias-primas. As casas são divididas em cores e as matérias-primas são divididas em cores e formatos.
As notas, presença assídua durante todo o jogo, deveriam ter sido alvo de melhores cuidados. Não dignificam o jogo e estão uns furos abaixo do resto da produção. Uma pena.
Também as regras merecem reparos. Não são muito explícitas, tornando-se mesmo confusas em várias situações.

A Mecânica Prodigiosa
O jogo divide-se em três fases (steps).
Step 1 - Até um dos jogadores atingir a ligação da sétima casa. Nesta fase do jogo apenas um único jogador pode construir uma única casa em cada cidade. Cada cidade está dividida em três gomos. Um gomo residencial que custa 10 Elektros, um gomo comercial de 15 Elektros e um gomo industrial que custa 20 Elektros. Ou seja, no step 1 apenas se pode construir no gomo residencial de cada cidade (por 10 elektros) e apenas um único jogador o pode fazer.
Step 2 – Após a ligação da sétima casa por parte de um dos jogadores, entra imediatamente em jogo o step 2 e pode passar-se a construir também na zona comercial (15 Elektros).
Step 3 – Quando aparece a carta que diz step 3. Aqui, a zona industrial (20 Elektros) já pode também, ser ocupada.

Nota: na mesma cidade, o mesmo jogador não pode construir duas vezes.

Existem cinco operações por turno e todas estas operações são jogadas em todos os steps – step 1, 2 ou 3 – apenas com pequenas alterações. As cinco operações por turno são: Leilão de Centrais Eléctricas; Compra e Colocação de Casas; Compra de Matérias-Primas; Fase de Burocracia;
Todas estas operações são determinadas pela ordenação dos jogadores. Em Power Grid nenhum detalhe pode ser deixado ao acaso e, portanto, a ordem dos jogadores é decisiva para o sucesso ou não de uma determinada estratégia. O primeiro jogador é aquele que tem o maior número de casas. Havendo empate, passa a ser o primeiro, aquele que detém a central mais valiosa.
Sendo o primeiro a jogar é o primeiro a fazer a licitação de uma qualquer central que esteja disponível no mercado actual. Depois, nas fazes seguintes do turno (colocação de casas, compra de matérias-primas) o primeiro a jogar passa a ser o último. Ou seja, em qualquer uma destas fases de jogo, consoante a estratégia adoptada, pode ser importante controlar a posição de jogo, por forma a querer ser o primeiro na fase de compra de matérias-primas, por exemplo. Para isso temos de prever o turno seguinte. Ligar mais casas pode significar ser o primeiro a jogar no próximo turno e, portanto, o último a conectar casas ou comprar matérias-primas.

A Táctica da Primeira Casa
Quando olhamos para o tabuleiro de jogo e nos apercebemos que algumas cidades estão mais próximas que outras e, portanto, com custos de conexão mais baixos, tendemos a imediatamente começar a pensar conectar cidades daquela zona. Com isso gastamos menos dinheiro. Ilusão. É bem verdade que de início podemos gastar menos dinheiro mas, depois de entrar em acção o step 2, apercebemo-nos que, tendo de construir numa cidade onde ainda não construímos vamos ter de nos deslocar para uma zona mais distante. E agora, para além dos custos de conexão serem elevados também a construção da casa é mais elevada visto agora ser construída na zona comercial por 15 Elektro em vez dos 10 Elektros do início.
Quer isto dizer que, na minha opinião, o sítio onde colocamos a nossa primeira casa vai influenciar muito o decorrer do jogo.

A Reposição do Mercado
Por vezes achamos garantido os bens de consumo necessários para alimentar as nossas casas. Não são. A reposição dos bens vai mudando lentamente com o decorrer do jogo e também com alterações após as passagens do step 1 para os steps 2 e 3.
A quantidade de matérias-primas que adquirimos em determinada altura do jogo deve ter que ver não só com a necessidade básica de alimentar as nossas cidades mas também com os preços que vamos pagar, a necessidade que os nossos adversários têm delas e também a gestão da nossa capacidade de armazenamento em conjunto com a central eléctrica que tencionamos adquirir no leilão seguinte.

Burocracia
Nesta fase, que é a fase de jogo que determina a vitória, todos os jogadores gastam as suas matérias-primas para alimentar as suas cidades. Por cada cidade que se consegue alimentar ganha-se um determinado montante de dinheiro. Convém então alimentar o máximo de cidades possível por forma a garantir a maior fonte de receitas. Ainda assim, não esquecer que, para vencer o jogo não conta o número de cidades que cada jogador tem mas sim o número de cidades que cada jogador consegue alimentar na fase de burocracia. Ou seja, quando um dos jogadores está prestes a atingir a 17ª cidade e, com isso, terminar o jogo, pode ser contraproducente alimentar todas as suas cidades na fase de burocracia do turno anterior porque, conforme a ordem de jogo do turno seguinte, conseguiu prever que não iria haver matérias-primas suficientes no turno final.

Conclusões
Não conheço muitos jogos, comparando com a maior parte dos geekers. Conheço os suficientes para achar este, quase uma obra-prima de matemática, onde nada foi deixado ao acaso, onde nos questionamos das primeiras vezes em que estamos a jogar: “será que isto vai resultar?” E depois, ao vermos com o decorrer do jogo a entrada e saída de centrais eléctricas, a regulação do mercado, o step 2, o step 3 e até um possível twist na vitória final, temos de nos render às evidências. Grande Friedemann Friese!!!
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Pedro Pereira
Portugal
Pico de Regalados
Vila Verde
flag msg tools
publisher
See the person next to you? Kill! Kill!!! KILLL!!!!
badge
I'm your baby! Can you feel it?
mbmbmbmbmb
hà portugueses por aquí??
Olá Paulo eu sou o Pedro

É a primeira vez que leio algo portugues (e digo portugues PORTUGUES!! Nao brasileiro) És de onde (faltam-me alguns acentos por causa do teclado, estou na Alemanha)? Vives em Portugal? Eu volto no dia 10 de Maio. E este tempo que passei aquí (7 mêses) deu para enriquecer a minha ludoteca!! Sou da zona de Braga, por isso se fores desses lados, procuramos sempre alguém mais para se juntar ao grupo. podes enviar-me um mail para pedmper@yahoo.co.uk

Desculpa nae ter sido realmente uma resposta à tua crítica, mas ainda nao experimentei esse jogo. Mas vou comprar o Finstere Flure, também do Friedmann! Conheces o amigo dele Marcele-André Casasola KMerkle? Faz jogos muito bons também! Tenho três (Verräter, Meuterer e Lift off).

Bom, fica bem.
Abraco,
Pedro.

Viva Portugal (só é pena nao haver muita escolh de jogos... mas já está a melhorar, aos pucos lá vai).

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Cadu
Brazil
São Gonçalo
Rio de Janeiro
flag msg tools
badge
Spectreman fan!
mbmbmbmbmb
Caro Paulo

Crítica perfeita do Power Grid. Nas minhas primeiras partidas logicamente senti dificuldades, mas pude perceber logo que é um excelente jogo. Até me identifiquei um pouco com as dificuldades que você teve.
O material realmente é excelente deixando a desejar somente nas notas (dinheiro) que poderiam ter sido melhor trabalhadas, como você mesmo mencionou.
Só discordo de uma coisa: eu acho o tabuleiro muito bonito e foi uma das coisas que muito me chamou a atenção.
Quanto às regras, até se familiarizar com elas realmente causam um pouco de confusão. Temos regras traduzidas para o português aqui no BGG além de arquivos PDF com todas as referências do jogo para facilitar os inciantes. Eu fiz download da maioria destes arquivos, imprimi, e estão ajudando muito.

Grande abraço.

Carlos Eduardo.

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
costa
Portugal
Vieira de Leiria
Leiria
flag msg tools
designer
badge
mbmbmb
POWER GRID: Um jogo de lógicas matemáticas e estratégias de antecipação.

Como bem disseste amigo Paulo, Power Grid é um grande jogo e jogado a 4 jogadores atinge uma dimensão verdadeiramente bela. É um jogo fluído e muito fácil de jogar, passadas as barreiras iniciais da adaptação. Não é muito "user-friendly" mas também não é um jogo demasiado complexo. Tem a duração certa e concordo também contigo quando dizes que o jogo não é dos mais bonitos. Não é! Muito menos se compararmos com outros jogos como CAYLUS ou PUERTO RICO.
Este é sem dúvida um dos meus jogos preferidos.
Parabéns pelo Post, uma belíssima review.
Até à próxima sexta...

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
André Richardi
Brazil
flag msg tools
Olá A todos!
Nossa adorei o review do jogo. Um amigo a pouco comprou o jogo e adorei, mas gostaria de tirar uma duvida
Aparentemente é extremamente desvantajoso começar o jogo, uma vez que, a usina que vc é obrigado a comprar obrigatoriamente só te permite abastecer uma casa.
Todo mundo teve a mesma impressão ?
Alguém poderia me dar alguma dica ?
Um abraço a todos

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.