Recommend
8 
 Thumb up
 Hide
3 Posts

The Ares Project» Forums » Reviews

Subject: A Short Review (in PT-BR) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Roberto Pinheiro
Brazil
Recife
Pernambuco
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Ares Project é um jogo de 2-4 jogadores que simula um RTS (Real-Time Strategy). Os jogadores podem jogar 1x1, 2x2 ou até mesmo Free-For-All. O jogo vem com 4 facções completamente distintas (cada uma com seu conjunto completo de cartas, tokens, tabuleiros e biombos), além de um tabuleiro central para indicar a fronteira de Marte (local onde a batalha acontece) e diversos tokens para ajudar a manter registro de dano, energia, escudo, etcs. As 4 facções são: Terran (humanos), Khahoum (um espécie de psiônicos equivalentes aos Protoss de Starcraft), Xenos (monstros alienígenas equivalentes aos Zergs de Starcraft) e Colossus (robôs gigantes).

O funcionamento de Ares Project a priori parece extremamente complexo, pois além do livro de regras geral, existe um livreto para cada facção do jogo. Esse livreto é necessário, pois as facções funcionam de modo extremamente diferenciado. Entretanto, o sistema é o mesmo para todas, variando apenas os diversos poderes e etapas necessárias para realizar certas atividades.
Então, como jogar Ares Project? No seu turno o jogador tem apenas uma opção: baixar uma carta. Essa carta pode ser baixada com a face para cima, deste modo ela fará parte da sua base; ou com face para baixo, isso significa que ela estará servindo de recurso para produzir unidades ou tecnologias. Lembrando que todas essas cartas são jogadas atrás do biombo e seu oponente não poderá ver quais atividades estará realizando, simulando o aspecto fog-of-war dos jogos RTS. Um outro tipo de carta que pode ser jogado é a carta de Ataque, e neste momento os jogadores envolvidos relevam suas bases e um combate irá acontecer.
O combate terá uma duração fixa de turnos, dependendo do tipo de ataque realizado (rápido ou normal), e é parte essencial para a vitória. A batalha pode acontecer na base de algum inimigo ou na fronteira de Marte. Caso seja na base inimiga é possível inclusive atacar as construções como qualquer RTS. O objetivo do jogo é eliminar o adversário ou, para não prolongar demais o jogo, obter uma quantidade X de Victory Points. Os Victory Points são obtidos quando um ataque é realizado da fronteira de Marte para a base adversária.

Ares Project é um jogo bastante diferente e inovador, provavelmente o único que tenta simular um RTS. Essa simulação é realizada com bastante louvor, pois os turnos são rápidos (menos de 15 segundos) e o aspecto de desconhecer o exército adversário está bem implementado nas mecânicas. As 4 facções do jogo são completamente distintas, inclusive o modo de produção das unidades sofrem certas modificações para deixar o tema de cada uma bastante vívido.
Infelizmente, o jogo não é recomendado para jogadores iniciantes, pois requer um certo envolvimento mais aprofundado. Entretanto, para jogadores um pouco mais experientes e com ânsia de jogar partidas realmente acirradas e envolventes, é um jogo altamente recomendado. Aqueles que estão dispostos a se aprofundar no jogo terão uma experiencia rica ao desvendar as estratégias de cada uma das facções e conhecer cada vez mais suas peculiaridades.

Postado originalmente em: https://www.facebook.com/atavernaclube
9 
 Thumb up
1.00
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Clinton Paris
United States
Post Falls
Idaho
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
A neat little review, even translated through Google!

Thanks!!

meeple
4 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Andrew
United States
Kansas City
Missouri
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmb
Obrigado pela a resenha excelente, Roberto!
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.