Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Xe Queo!» Forums » Reviews

Subject: Der isses! portuguese review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
d10-1Sinopse:

O objetivo do jogo é ganhar Thalers. O primeiro a ganhar 4 é o vencedor. Para ganhar Thalers os jogadores têm de jogar estrategicamente os marcadores coloridos para que a cor escolhida secretamente seja a cor do marcador que alcance o Thaler. Mas atenção, se o adversário também escolher essa cor, é ele que ganhar o Thaler! E há sempre hipótese de tentar adivinhar...

d10-2Como se joga:

Cada jogador recebe um conjunto de 7 discos com 7 cores diferentes cada um. Os 7 marcadores coloridos são espalhados pelo tabuleiro, entretanto colocado no centro da mesa, e em seguida coloca-se aleatoriamente um Thaler no tabuleiro mas afastado dos marcadores previamente colocados.


Image Abruk

Em segredo os jogadores escolhem um dos seus discos colocando-o no topo do seu monte de discos com a face colorida oculta dos demais jogadores. A cor desse disco determina a cor que cada jogador acha que vai alcançar o Thaler.

O jogo pode durar várias ronda, e terminará quando um dos jogadores conquistar 4 Thalers.


Image Abruk


Na sua vez, o jogador move um dos marcadores coloridos. O movimento do marcador pode ser na horizontal, vertical ou diagonal, sendo que, tem obrigatoriamente de terminar num espaço que fique mais perto do Thaler do que a sua posição inicial. O movimento do marcador pode não ser de apenas um espaço, isso acontece apenas quando o marcador salta sobre um marcador adjacente. Este tipo de movimentação não tem limites o que significa que um marcador pode saltar sobre vários outros marcadores tendo apenas de terminar mais próximo do Thaler do que a sua posição inicial.


Image Johann Ruettinger


Há 3 formas de conquistar o Thaler, concluindo assim uma ronda:

Mover um marcador para cima do Thaler e mostrando a sua carta com essa cor;
Mover o marcador para cima do Thaler e o adversário ter escolhido a mesma cor de carta, nesse caso é ele que ganha o Thaler.
Desafiar o adversário. No seu turno o jogador pode escolher um marcador e dizer "É este!". Se for essa a cor da carta do adversário o jogador ganhar o desafio e por isso também ganha o Thaler, se errar é o adversário que ganha o Thaler.

O jogo termina quando um dos jogadores conquista o seu quarto Thaler.

d10-3Avaliação:

Der isses! é a reedição de Xe Queo! feita de forma magistral pela editora alemã Drei Hasen in der Abendsonne (DHidA). Temos tido a oportunidade de testar algumas das suas últimas criações e a nota dominante é a qualidade dos materiais usados bem como a beleza de toda a componente gráfica dos seus produtos.

DHidA é já sinónimo de qualidade de produção e garantia de bons produtos lúdicos. Der isses! não foge a essa regra, trata-se de um clássico de Alex Randolph, simples, acessível e muito rápido para dois jogadores. Vive essencialmente do bluff e nessa categoria agradará seguramente os jogadores mais ocasionais.

Jogar horas de Der isses! não é certamente uma cenário muito plausível pois as partidas são curtas tornando-o sobretudo num jogo interessante para jogar numa pausa para café ou entre outros jogos. É claramente um jogo de entrada/saída de uma boa noite de jogos!

Originally posted @ JogoEu
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.