Recommend
2 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Amyitis» Forums » Reviews

Subject: A Short Review (in PT-BR) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Roberto Pinheiro
Brazil
Recife
Pernambuco
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Amyitis é um euro-game para 2-4 jogadores, no qual os jogadores são arquitetos tentando agradar o novo governante, pela plantação e irrigação dos jardins suspensos da Babilônia.

A preparação é um tanto complexa, pois ela é toda feita com diversos tipos de cartas. Existem cartas de plantação, cartas de personagens, cartas de avanço (divididas em 3 tipos) e cartas de semente. Além claro de todo do tabuleiro principal com regiões para plantação e irrigação dos jardins, e três templos das divindades Babilônicas (?!). Claro que ainda resta citar um tabuleiro separado, específico para as expedições. Sim, muitas variáveis e muitas opções, mas está tudo conectado com o objetivo final de todo bom euro: coletar victory points.

No seu turno, o jogador terá "apenas" três opções: escolher um personagem, mover a expedição ou passar.
Na escolha de personagem existem 4 opções: fazendeiro, engenheiro, sacerdote e mercador. Certos personagens podem precisar de pagamento (em moedas) para serem utilizados.
O fazendeiro permite obter recursos para usar nas expedições que servirão para conseguir sementes e cartas de avanço, existem 4 tipos de recursos diferentes e vinho, que é um recurso coringa, o ganho do recurso é determinado por uma das duas fileiras que existem e quando a fileira se fecha o jogador que mais requisitou naquela fileira (essa informação é com base na quantidade de cubos na fila) ganhará uma carta de semente. Essa carta de semente poderá aumentar a qualidade de uma semente para poder plantar nos jardins mais altos.
O engenheiro é que irá realizar o processo de irrigação dos jardins. Uma região será irrigada e o jogador ganha 2 victory points automaticamente. A irrigação é necessária para realizar a plantação e o jogador que tiver mais irrigações ao redor de uma plantação quando ela for realizada ganha um bônus em victory points.
O sacerdote permite inserir um cubinho na trilha de um dos templos. O cubinho entra no início da trilha, empurrando os demais um espaço. Deste modo, existe sempre uma reciclagem dos templos, pois eles possuem um espaço limitado para 4 cubinhos. Quem possuir a maioria no templo irá ganhar um benefício (camelos/moedas/victory points/recursos) de acordo com o templo. Em caso de empate, ganha o que tiver rezando a mais tempo (o cubo mais antigo).
O mercador simples dá um camelo ao jogador. Os camelos serão utilizados para fazer a expedição andar, cada camelo é um espaço, ou mais caso possua cartas de avanço de expedição. Na expedição o jogador poderá encontrar sementes ou a chance de obter cartas de avanço. Toda expedição tem o custo em camelo para a viagem e um recurso (ou dois) para conseguir de fato o benefício da expedição. Ao conseguir sementes, é possível planta-las em algum lugar já irrigado e essa é a maneira de obter mais pontos numa tacada só, além de outros benefícios diversos dependendo do tile plantado.
O turno continua até todos os jogadores passarem. Nesse momento o templo é ativado, alguns cubos neutros são inseridos para fazer o processo de rotação mais dinâmico e os benefícios são obtidos.
O jogo continua até que sobrem poucos tiles para plantação em jogo, a quantidade depende do número de jogadores. Ganha quem tiver mais victory points.

Alguns detalhes do jogo foram omitidos na explicação. A complexidade é visível, mas tudo no jogo está conectado: o fazendeiro lhe dá recursos para usar nas expedições, mas para isso precisa também de camelos obtidos no mercador; para a plantação você precisa de sementes obtidas na expedição, mas também que o local tenha sido irrigado pelo engenheiro. Uma outra qualidade do jogo é o nível de interação. Apesar de não existir interação direta, a observação nas ações do seu oponente podem lhe dar uma vantagem enorme, seja acabando com os planos deles nas expedições ou conseguindo a maioria num templo que ele iria precisar do benefício.
Amyitis segue o padrão de jogos de sua publicadora Ystari: jogos complexos, sorte bastante baixa, curva de aprendizagem relativamente alta e duração superior à uma hora e meia. Portanto, se você é do tipo de jogador que gosta de euro-games complexos, apertados e sem tanta preocupação com o tema (ele existe e é bem implementado, mas não é um tema agradável) recomendamos. Caso contrário, fuja para as montanhas.

Postado originalmente em: https://www.facebook.com/atavernaclube
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.