Recommend
17 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

oddball Äeronauts» Forums » Reviews

Subject: Fundação Meeple (Resenhas BR) - Oddball Aeronauts rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Roger Komesu
Brazil
sao paulo
sao paulo
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Qualquer pessoa que foi criança durante os anos 90 teve a oportunidade de experimentar um jogo muito famoso (e a venda até os dias de hoje)
chamado "super trunfo", que nada mais é do que um jogo de cartas onde os jogadores comparam diferentes características de algum equipamento, e o que tinha a melhor performace ganhava.
Era um jogo bem simples e simpático, onde basicamente uma pessoa comparava o que tinha com o outra pessoa em uma relação de "o meu é maior que o seu".

O que temos aqui é uma versão que possui a mesmo espirito desse antigo jogo, mas que ao mesmo tempo adiciona um tema e diversas camadas de táticas, e assim "reinventando" uma conhecida mecânica de cartas e transformando em algo bem mais atraente.

imagem por Lloyd Ash Pyne

Oddball é um jogo de cartas leve, tático e altamente portátil no qual o objetivo dos jogadores é fazer o oponente descartar seu deck inteiro.

Parece simples certo?

Na sua vez, cada jogador olha as 3 primeiras cartas e olha os status de suas unidades, existem basicamente 3 status, navegação, ataque a distância, e abordagem.
Soma-se o atributo escolhido em cada carta utilizada (os jogadores não precisam escolher o mesmo atributo), a maior soma ganha.

Fácil certo?

E se eu disser que... você descarta todas as cartas utilizadas, perdendo OU GANHANDO?Você iria utilizar as 3 cartas em cada rodada?

Ok,

E se eu disser que cada um dos 3 status que você pode escolher possui bonus se (e somente se) você ganhar a rodada?
Você pode recuperar 2 cartas ou fazer seu oponente descartar 2 cartas, ou entгo recuperar uma carta e fazer o oponente perder uma carta.

E se eu disser que existem classes de cartas diferentes? Suporte, capitães e tripulantes?

E se eu disser que existem cartas de eventos tambйm que podem decidir a rodada?

Você entende agora que existem algumas camadas táticas adicionadas a uma mecânica simples de cartas, que não tiram a simplicidade
do jogo mas adiciona um sabor melhor para um jogo rápido.E o jogo é bem rápido!

Resolvi testar o jogo e baixei a versão print and play do site do kickstarter do jogo, imprimi e coloquei no bolso da minha calça
Mais tarde fui ao cinema ver um filme com minha namorada, compramos o ingresso e tinhamos cerca de 30 minutos até a nossa sessão, consegui ensinar o jogo e terminar uma partida antes do horário do filme chegar.

E é essa a ideia de oddball, um jogo leve, rápido e portátil, e em geral esses tipos de jogos não possuem escolhas que deixem eles interessantes
no entanto oddball consegue fazer tudo isso e engajar o jogador e faz isso durante uma quantidade de tempo certo

Quis escrever essa resenha o quanto antes para ajudar o pessoal durante o período de kickstart, a fundação meeple aprova esse jogo

~por Roger Komesu
http://boardgamegeek.com/geeklist/153377/fundacao-meeple-res...
13 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.