Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
3 Posts

Zombicide» Forums » General

Subject: Zombicide serve para eurogamers? - in Portuguese. rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Felipe Betschart
Brazil
Atibaia
Sao Paulo
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Aqui quem vos fala é um amante de eurogame, do tipo Le Havre, Automobile, Speicherstadt, etc. e a pergunta que vou tentar responder é: Zombicide agrada os jogadores que, assim como eu, preferem cubos aos dados? Há de se dizer que sou bastante eclético, recuso poucos convites para jogos - mesmo porque não tenho um grupo que jogue com tanta frequência assim -, mas tenho um olhar bastante crítico quando o assunto é JOGO DE TABULEIRO...

Zombicide é o maior exemplo que conheço de boardgame em que o ponto forte é a diversão. Mais do que qualquer outra coisa. Mas não pense que é um jogo em que você só fica dando risada e vendo os jogadores fazendo movimentos com seus personagens a esmo, sem qualquer tipo de planejamento. Ao contrário da maioria dos jogos que focam a diversão, Zombicide exige uma certa capacidade dos jogadores trabalharem em conjunto e pensarem nos melhores lances de acordo com a configuração do tabuleiro a cada rodada. Hordas de zumbis infestam os cenários e não dá pra sair fazendo qualquer lance impensado com seu personagem sem antes entender o perigo à espreita e as possibilidades possíveis de ação. Saber lidar com a tática não é assim tão simples. Cada personagem tem um poder especial, uma qualidade, que muda o "modo de ver o problema" a cada partida. Se levarmos em conta, portanto, que uma das maiores qualidades de um eurogame seja a multiplicidade de possibilidades à disposição do jogador, Zombicide ganha muitos pontos, mesmo sendo mais "ameritrash" do que "eurogame".

Outro fator que me agrada bastante - e acredito que pode agradar outros eurogamers - seja a interação entre os jogadores. Ao melhor estilo cooperativo, Zombicide promove uma série de debates à mesa. A todo momento, jogadores se vêem discutindo sobre quais melhores lances em determinada situação: "você me passa essa sua arma, pois terei mais facilidade pra matar aquela abominação" ou "manda seu cachorro atacar aquela horda de zumbis para limpar a área para mim no próximo turno", etc. Não dá pra jogar Zombicide sem longas conversas com os companheiros. E isso é BEM legal.

Acredito que outro fator que aproxima Zombicide dos eurogames sejam os diferentes tipos de zumbis, com diferentes modos de enfrentá-los e as diferentes dificuldades dependendo da configuração em cada rodada. O que eu quis dizer com isso? Para um eurogamer, não há nada mais tedioso do que jogar um jogo em que as informações são óbvias e os lances são de fácil decisão. Em Zombicide, principalmente se for jogado com as excelentes expansões lançadas (Prision Outbreak e Toxic City Mall), há zumbis completamente diferentes - um que é impossível matar de longe (os "furiosos" ou "berserkers"), outro que causa dano ao personagem que tenta matá-lo em um combate corpo-a-corpo (os zumbis tóxicos), pois tem sangue tóxico que espirra quando toma um tiro ou uma machadada, por exemplo. Aí tem o detalhe dos zumbis "corredores", que têm mobilidade muito boa e, por isso, são perigosos e devem ser mortos logo! Sem falar dos ágeis cachorros zumbis, que fazem parte de outra expansão que adiciona dificuldade extra e novos modos de "encarar o problema-zumbi".

A elegância em Zombicide não está nas ações possíveis de cada jogador, nem na simplicidade das regras (as regras possuem alguns detalhes e exceções que as tornam pouco simplistas). Para mim, a elegância está na interatividade e no pensamento tático que cada partida proporciona. A maneira como os zumbis entram no tabuleiro exige decisões certeiras e bem planejadas em grupo. É esse o ponto forte de Zombicide, para mim.

E, claro, os inúmeros personagens extras e a variedade de cenários são InCRÍVEIS. Até mesmo um eugamer mais quadradão vai achar legal essa variedade. Não tem como não gostar.

Então, fica aqui a dica. Zombicide pode, sim, agradar o público eurogamer, mesmo exigindo MUITAS rolagens de dados... ;-)
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Thiago Leite
Brazil
Campinas / Atibaia
São Paulo
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
é Isso ai Felipe concordo com vc!

exceto na parte q o Zcide depende MUITO (em caixa alta de rolagens)

mesmo pq geralmente vemos as condições antes, de ir e se vc vai para uma zona dependendo de jogadas de dado, aí vc acaba se prejudicando, eu penso q se vc tem 4 zumbis e só pode rolar 4 dados naquele turno, ir pra lá é muito arriscado! e sim as vezes dão aqueles resultados q num matam nada, mas tbm tem aqueles turno q vc limpa a mesa... no fim acho na média fica mais ou menos equilibrado!
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Felipe Betschart
Brazil
Atibaia
Sao Paulo
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Yes, sir. Vc pode fazer uma boa previsão das rolagens, isso é verdade. Podemos dizer que é um outro fator que aproxima um pouco mais o Zombicide do campo eurogamer. ;)
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.