Daniel Espínola
Brazil
Brasília
Distrito Federal
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
A proposta do jogo Rock'n Roll Manager - RRM - do designer e amigo Leandro Pires, é o gerenciamento de uma banda de rock. Entre shows, CDs e ensaios em busca de pontos de fama, o resultado final é um eurogame bastante temático e interessante.

Quanto às mecânicas, RRM usa o worker placement sem muitas complicações. Cada jogador possui um número limitado de workers que podem ser alocados em 5 áreas diferentes do tabuleiro para: 1) adquirir possíveis músicos para a banda (vocalistas e tocadores de guitarra, baixo e bateria), 2) ensaiar (efetivamente colocar os músicos em sua banda), 3) gravar CDs (que poderão te gerar renda, a depender do seu nível de talento), 4) fazer shows (que geram bônus diversos e é um set collection para o fim do jogo) ou ainda 5) ganhar alguns bônus variados (dinheiro, fama, talento, starting player etc).

Ainda é possível utilizar os workers para adquirir "especialistas" - cartas com poderes especiais temporários disponíveis toda rodada - um diferencial que deu um aspecto interessante ao jogo, em minha opinião, mas que também é possível jogar sem eles.

Não há muito o que falarmos em termos de produção, pois o protótipo a mim apresentado tem uma qualidade tão boa, ou até melhor, do que a de vários jogos que conheço. Com uma boa parte do trabalho já feita pelo designer, um "banho de produção" por parte de alguma editora que embarque no projeto resultaria num resultado final muito bacana. O jogo realmente tem potencial para um apelo visual bem interessante.

RRM é um jogo que tem potencial para agradar os gamers mais experientes, fãs de eurogames, e talvez uns jogadores mais "iniciados" no hobby. As decisões são interessantes e o jogo como um todo é bem desafiante. Não apresenta nenhuma novidade em termos de mecânicas, mas o resultado final é um jogo sólido e divertido.

Quanto à jogabilidade, apesar de ter achado um jogo tranquilo quanto às regras, ele tem alguns detalhes que podem complicar um pouco para alguns jogadores iniciantes no hobby, principalmente. Mas ainda assim tão somente num primeiro momento, como a evolução de seus músicos, uso de tiles e cartas especiais e a quantidade de formas de pontuações finais.

Mas, como falei, o jogo como um todo não é complexo. Uma primeira partida pode ser meio confusa, demorar um pouco mais que o previsto, mas só até se "pegar o jeito". Em uma segunda partida com certeza tudo já vai fluir bem mais facilmente.

Acho que alguns elementos do jogo poderiam ser usados como regras opcionais, podendo ser adicionados ou suprimidos, a depender de quanta complexidade os jogadores desejarem (como os objetivos e especialistas), a fim de se equilibrar esses dois extremos.*

Ao final, o RRM é uma ótima pedida para um eurogame sem muitas complicações, mas bem divertido e bastante temático! Espero ansiosamente que seja publicado! Let's rock!!!

*Parece que a versão final vai retirar os especialistas e simplificar algumas regras, como a gravação de CDs. A conferir

Editado: Alguns detalhes foram modificados, de acordo com a versão final a ser publicada.
7 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Renato Tavares
Brazil
Goiânia
Goiás
flag msg tools
Playing 'til death!
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Muito bom!!!! Já existe disponível para a compra?
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Leandro Rocha Pires
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Em breve... Provavelmente em abril.
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.