Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Dixit» Forums » Reviews

Subject: Jogos em Família: Exercitando a imaginação com Dixit rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: Dixit [+] [View All]
Rodrigo Esteves
msg tools
mbmbmbmb
Para visualizar o texto completo com imagens, visite o blog: http://www.jogosemfamilia.com.br/2016/03/exercitando-imagina...

Da nova geração de jogos de tabuleiro, Dixit foi nossa primeira aquisição, e praticamente o responsável por nos trazer de volta a esse passatempo. Assim como o Takenoko, que falamos em outro post, Dixit também foi trazido ao brasil pela Galápagos Jogos. É um jogo adequado para pessoas de todas as idades, e uma opção interessante para festas e momentos de descontração. Com regras simples, fáceis de serem compreendidas em poucos instantes qualquer um pode começar a jogar.
A dinâmica do jogo gira em torno das cartas, que são embaralhadas e distribuídas aos jogadores. As cartas contêm desenhos diversos e com inúmeras possibilidades de interpretação, deixando o trabalho imaginativo a cargo do jogador.

Cada jogador terá sempre seis cartas em sua mão. Essas são mantidas em segredo e usadas para tentar arrecadar pontos. Os pontos são marcados em um tabuleiro onde os jogadores representados por coelhos, que atravessam um bosque de contos infantis, através de uma trilha de pedras.

A cada turno um jogador assume o papel de “narrador”. Nesse papel, o jogador avalia as suas cartas e escolhe uma sobre a qual vai falar. Sem revelá-la, diz em voz alta uma “dica” que tenha referência com a carta que ele escolheu. A dica pode ser tão grande quanto o jogador queira, ou apenas uma palavra, um som, uma música, trechos conhecidos, qualquer coisa.

Esse é o ponto desafiador em Dixit. Não basta falar o que primeiro vem a mente, pois a pontuação e o avanço no tabuleiro dependem da escolha correta das palavras.

Depois que o narrador declarou sua dica, os demais jogadores avaliam as cartas em suas mãos e optam por uma que mais lhe parece com a dica passada pelo narrador, e a entregam ao narrador. As cartas são embaralhadas, abertas sobre a mesa e numeradas de acordo com a quantidade de jogadores.

Cada jogador deve votar secretamente na carta que acha ser a escolhida pelo narrador, através de uma fichinha numerada. Ao terminar a votação, o narrador revela a resposta correta.
Nesse ponto chegamos a três possibilidades de pontuação:

1. Todos os jogadores acertaram a carta escolhida pelo narrador: Neste caso, todos os jogadores, menos o narrador, andam 2 casas no tabuleiro.
2. Nenhum jogador acertou a carta: Como no caso anterior, todos os jogadores, menos o narrador, andam 2 casas no tabuleiro.
3. Algum (mas não todos) jogadores acertaram a carta: O narrador e os acertadores caminham 3 casas no tabuleiro.

Além disso, todos os jogadores que conseguirem “desviar” votos para suas próprias cartas recebem pontos extras.
Aqui encontramos o grande exercício deste jogo, pois na condição de narrador, nossa “dica” não pode ser extremamente óbvia, mas ao mesmo tempo não pode ser impossível de ser entendida.

O jogo termina quando um jogador chegar a 30 pontos no tabuleiro.

Dixit e as crianças

Dixit se apresenta como uma ótima ferramenta para trabalhar a criatividade nas crianças, uma vez que na condição de narrador, deverá encontrar uma história criativa sobre a imagem à sua frente.
Enquanto não está na posição de narrador, a criança deverá manter o foco no que está acontecendo, portanto o jogo contribui no desenvolvimento de outras habilidades, como atenção, raciocínio lógico, e uma certa dose de planejamento no descarte de suas cartas.
Para a família e amigos, proporciona momentos de integração e descontração, garantindo inclusive algumas risadas, dependendo do grupo que está jogando.

Ficha Técnica:

Jogadores: 3 a 6
Idade: a partir de 6 anos
Duração: 30 minutos
Tipo: caixa básica
Fabricante/Desenvolvedora: Libellud / Galápagos Jogos
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.