$30.00
Recommend
3 
 Thumb up
 Hide
2 Posts

Dogs» Forums » Reviews

Subject: Jogos em Família: Dogs, os amigos peludos precisam da sua ajuda rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: Dogs [+] [View All]
Rodrigo Esteves
msg tools
mbmbmbmb
Para acessar o texto completo, com imagens, visite o blog: http://www.jogosemfamilia.com.br/2016/06/dogs-os-amigos-pelu...

Criado por Marcos Macri, e produzido pela MS Jogos, Dogs é um jogo brasileiro, no estilo euro. Neste jogo cada jogador assume o papel de dono de um canil, com o objetivo de torná-lo o melhor da cidade. São quatro canis que disputam a supremacia da cidade.

O jogo é excelente para ser jogado com toda a família. Para dois a quatro participantes, a temática muito bem trabalhada e a belíssima arte dos componentes atraem de imediato aos pequenos jogadores. E a mecânica e a estrutura do jogo atraem os jogadores mais experientes.

O objetivo dos jogadores é somar o maior número de pontos na administração do seu canil. Os pontos são conseguidos de várias formas: a quantidade de animais saudáveis de uma mesma raça alocados em uma mesma baia, a diversidade de raças em todo o canil, as ampliações das baias do canil, a quantidade de recursos disponíveis, pagamento do salário do ajudante. Enfim, já deu pra perceber que o jogo possui uma leve complexidade, o que o torna bem estratégico, na medida certa, de forma que as crianças são capazes de entender e participar.

O jogo se divide em três fases: 1-Recolher animais, 2–Ações e 3–Encerramento da rodada.

Fase 1: Nesta etapa cada jogador percorrerá o tabuleiro central, representando a cidade e o campo, e onde estão os cachorrinhos que esperam pelo resgate, distribuídos aleatoriamente, o que garante que uma partida nunca será igual a outra. O combustível para circular com o caminhão pela cidade deve ser comprado no início da rodada, e administrado pelo jogador, para que não falte combustível para retornar ao canil. Cada movimento no resgate dos animais consome um galão de combustível, portanto, o jogador deve planejar bem seus movimentos para resgatar os animais das raças de seu interesse (ressaltando que a pontuação aumenta se tivermos quatro cães da mesma raça em uma baia).

Nesta fase são três tipos de animais que podem ser coletados:

- Cães saudáveis, que serão alocados às baias quando o caminhão retornar ao canil. Esse é o momento de reorganizar os cães nas baias do canil;

- Cães doentes, que irão para a enfermaria do canil e ficarão aguardando tratamento;

- Cães premiados, que são encaminhados para a feira de cães, e rendem uma atrativa recompensa em dinheiro para o jogador.


Caso sejam coletados mais cães do que o canil pode suportar, os animais excedentes deverão ser doados aos canis adversários, que podem aceitar ou não a doação. Caso não sejam recebidos em nenhum canil, o animal será levado para a feira de cães.



Depois que todos os caminhões tiverem retornado aos seus canis, a fase 1 termina.

Fase 2: Nesta fase cada jogador utilizará suas fichas de trabalhadores (você e seu ajudante) para executar duas ações entre cinco possíveis.

1. Prefeitura: Ao decidir ir até a prefeitura o jogador pode obter uma licença para ampliar seu canil, e construir novas baias;
2. Armazém: Neste local podem ser trocados até dois recursos quaisquer por outros recursos necessários (gasolina, medicamento ou ração);
3. Pet Shop: Vá até o pet shop para comprar ração e medicamentos para abastecer seu canil. Cada moeda poderá comprar dois recursos do tipo ração e medicamento, em qualquer combinação;
4. Veterinário: Quando houver animais doentes em sua enfermaria, a visita ao veterinário é indispensável, para que eles possam ficar saudáveis. Cada ficha de medicamento cura um animal doente.
5. Feira de animais: Vá até a feira, caso queira fazer vender, trocar ou comprar um animal. Para venda, é necessário verificar a carta preferencial da rodada, que só permitira vender animais das quatro raças destacadas. Ao vender um cachorro do seu canil, o jogador receberá 2 moedas. O custo para comprar um animal é de 10 moedas menos a quantidade de animais disponíveis na feira.
Além de poder executar as ações pertinentes a cada estabelecimento (duas por rodada), o jogador terá o direito de selecionar uma das duas cartas de evento disponível em cada local. As cartas proporcionam vantagens aos jogadores, como moedas, mantimentos, descontos na prefeitura, dentre outras.

Fase 3: Esta é a última fase da rodada. Nessa etapa é necessário:

1. Alimentar os animais: uma ficha de ração por baia, não importando quantos animais alojados nela. Se a quantidade de ração for insuficiente, um animal de cada baia não suprida deverá ir para a enfermaria.

2. Pagar salário do ajudante: é preciso pagar uma moeda como salário para o ajudante. Se não for pago, o ajudante fica inoperante pela próxima rodada.

3. Trocar as cartas do boxe de ação e da feira de cães.

4. Recolocar os cães aos espaços vazios do tabuleiro.

5. Passar a ficha do jogador inicial para o jogador seguinte, em sentido horário.

Ao iniciar a próxima rodada, cada jogador recebe uma moeda, e poderá comprar mais combustível para seu caminhão. As rodadas continuam até as fichas de cães de reposição serem insuficientes para preencher o tabuleiro para uma nova rodada.

Vence o jogo aquele que tiver a maior pontuação no final da partida. A pontuação se baseia na quantidade de cães de uma mesma raça, na diversidade de raças coletadas, na quantidade de recursos armazenados e na presença do ajudante.

Dogs e as crianças

De imediato as crianças são atraídas pela qualidade visual do jogo, dos componentes variados e, claro, pela temática escolhida. Afinal, geralmente as crianças querem recolher todos os cãezinhos da rua e levar para casa.

Dogs é um jogo muito bem trabalhado e que mescla, de forma leve, mecânicas diferentes no decorrer das rodadas. Assim, as crianças trabalham com diversas formas de raciocínio. Também são levadas a planejar seus movimentos antecipadamente, e a considerar em suas decisões múltiplas variáveis, avaliando a consequência de cada passo tomado. Com a gestão do canil, os pequenos são levados a trabalhar e pensar a administração de recursos limitados.

Apesar da indicação ser para maiores de 10 anos, jogamos com nossa filha de 7, que conseguiu compreender todas as regras e acompanhar bem o desenvolvimento da partida.

Além disso, o jogo atrai jogadores de diversas idades sendo um ótimo passatempo para família. Um ótimo jogo para atrair novos jogadores.

Ficha Técnica:

Jogadores: 2 a 4
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos
Fabricante/Desenvolvedora: MS Jogos
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Bradley Gilbert

New Hampshire
msg tools
mbmbmbmbmb
I very much enjoy this game. I agree with your review. My 5 year old is anxious to play this game; but I think another year or two are needed before he can grasp all of the rules.
3 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.