Recommend
11 
 Thumb up
 Hide
2 Posts

Winner's Circle» Forums » Reviews

Subject: Resenha em Português (Review in Portuguese) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Marcelo Paschoalin
Brazil
Santo André
SP
flag msg tools
designer
badge
mbmbmbmbmb
No Natal de 2006 participei do meu primeiro Secret Santa e recebi este jogo. Tinha já jogado algumas vezes, então colocá-lo na minha wishlist foi algo natural, mas o mais interessante é que este é um jogo que sempre agrada a quem joga - seja novato ou veterano.

Do jogo
Reiner Knizia é famoso por seus "truques matemáticos" sutis que recebem a roupagem de tema e se transformam em jogo. Neste caso em particular, porém, tudo é muito bem amarrado e se tem mesmo a impressão de que se está apostando em cavalos em uma corrida.

Cada jogador aposta em determinados cavalos (cada um possuindo "habilidades" diversas) na esperança de vê-los cruzando a linha de chegada antes dos demais. Uma vez que as apostas são feitas, os jogadores se alternam rolando dados e escolhendo os cavalos que se movem até que os três primeiros colocados são definidos.

Das "habilidades" dos cavalos
Há diversos tipos de cavalos: há aqueles que se mantém relativamente equilibrados durante a corrida, há aqueles que disparam de repente, há aqueles que podem quase "empacar" de uma hora para outra...

Essas habilidades são separadas em 4 categorias iconográficas sendo que uma delas ("cavalo") possui 50% de chance de ocorrer a cada jogada, enquanto que as outras somente ocorrem cerca de 16,67% das vezes. Em outras palavras, o jogador da vez rola 1 dado de 6 faces que possui 3 delas iguais e outras 3 diferentes das outras (tenho absoluta certeza de que ver o dado é mais fácil do que me ler descrevendo isso).

Para cada habilidade há um número associado (que varia de cavalo para cavalo), indicando quantas casas do tabuleiro (há 30 casas no "circuito oval") o cavalo anda de acordo com o resultado do dado. Em outras palavras, se um cavalo possui o número 7 associado ao ícone de "sela", se escolhido ele andará 7 espaços quando o dado resultar em "sela".

Das escolhas
Este é um jogo repleto de escolhas. De início, saber apostar é a principal delas. Deve-se apostar no cavalo mais equilibrado, que anda medianamente bem independentemente do resultado no dado? Deve-se escolher um cavalo que só tem uma única "habilidade" boa? Deve-se escolher um cavalo que ninguém mais escolheu ou um "favorito", no qual todos têm apostado?

Rolei o dado. Que cavalo devo escolher? Escolho o cavalo que eu apostei para que ele ande bastante? Ou escolho o cavalo que outros apostaram para que ele ande quase nada? E isso lembrando que a cada rodada todos os cavalos devem ser escolhidos, então deve-se pesar bem a idéia de mover bem um cavalo específico ou retardar outro.

Da vitória
O jogo é definido ao final de três "páreos", e o jogador com mais dinheiro no final vence. Ganha-se (e se perde) esse dinheiro com as apostas feitas, então é preciso sopesar bem os cavalos escolhidos. Além disso, por meio de uma mecânica bem simples, "azarões" têm um maior retorno de apostas do que "favoritos": um cavalo no qual muitos apostam "paga menos" do que cavalos nos quais apenas um jogador aposta.

O porém é que cavalos nos quais muitos apostam tendem a "correr mais", pois mais de um jogador estará interessado em fazê-lo cruzar a linha de chegada antes dos demais.

Quem aposta nos três primeiros cavalos ganha dinheiro. Quem aposta no primeiro cavalo que cruza um ponto específico na pista também. Quem aposta no cavalo que está em último lugar quando os três primeiros são definidos perde dinheiro.

Da rejogabilidade
Os cavalos são sorteados aleatoriamente de um conjunto, então nenhum páreo é igual ao outro. Num momento pode parecer interessante apostar num tipo de cavalo; noutro as coisas podem mudar.

Da diversão
É um jogo muito bom que agrada a veteranos e novatos, pois possui regras simples (aposte; role o dado; mova um cavalo) e ainda assim é repleto de nuances táticas durante toda a partida. Ainda não conheci ninguém que dissesse que achou o jogo enfadonho ou monótono.

Nota final: 7.
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Andre Oliveira
Brazil
Sao Paulo
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
Marcelo,

Boa resenha. Acabo de comprar o jogo e aprender as regras. Parece bem interessante mesmo.
Uma pergunta: vocês jogam com as apostas abertas ou fechadas? Jogar fechado me pareceu mais divertido.

Abraços,

André

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.