Recommend
9 
 Thumb up
 Hide
3 Posts

World Without End» Forums » Reviews

Subject: Portuguese World without End review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
d10-1Sinopse:

The World without End transporta-nos uma vez mais para Kingsbridge mas 200 anos antes da acção que se desenrola no outro jogo similar a este – Pilares da Terra.

Como cidadãos de Kingsbridge, os jogadores precisam de se gerir áreas tão distintas como a construção de edifícios, o comércio, a religião, a alimentação e o conhecimento médico

d10-2Como se joga:

O jogo desenrola-se em 4 capítulos e cada capítulo joga-se em 6 turnos.

No seu turno, jogador inicial, revela uma carta de evento (começando pelo capítulo I). Todas as cartas de evento determinam uma acção conjunta que todos os jogadores têm de respeitar antes de poder passar para a fase seguinte. Dentro das cartas de evento há 3 de fundo azul que se caracterizam por serem eventos de longa duração, ou seja, os seus efeitos são duradouros durante todo o capítulo onde sejam revelados.

Cumprido o evento o jogador inicial vai rodar a carta de evento determinando o que é que cada jogador ganha nesse turno. Cada jogador pode receber pontos, materiais de construção, lã, conhecimento médico, piedade, grão, dinheiro ou favores reais. Depois de definida a posição final da carta de evento, distribuem-se os recursos ganhos pelos jogadores.

De seguida o jogador inicial move o marcador do favores reais tantas casas cartas as indicadas pela seta vermelha da carta de evento anteriormente colocada, recebendo, se for caso disso, o favor que lhe seja destinado.

No início de cada capítulo todos os jogadores têm ao seu dispor 12 cartas de acção. O jogador inicial joga uma das suas cartas de acção e descarta outra. Seguindo-se os outros jogadores, no sentido do ponteiro do relógio, até que todos tenham jogado uma carta e descartado outra.

Finda a fase de jogar carta de acção acaba o turno e o marcador de jogador inicial é entregue ao jogador que estiver à esquerda do presente jogador inicial.

No final de cada capítulo (6.º turno), e antes de avançar para o seguinte, coloca-se um material de construção nas construções em curso no tabuleiro de jogo.

No final do capítulo I abre-se o mercado dos tecidos, que está encerrado durante todo o capítulo inicial do jogo.

Todos os eventos de longa duração saem e deixam de ter efeito.

Pagam-se os tributos devidos: 2 favores do priorado (2 piedades); 2 grãos; e a quantia em dinheiro determinada pelo lançamento de um dado (1 a 6 dinheiros).

No caso de não se cumprir com as entregas dos 3 diferentes tributos existem sanções e penitências.

Se não se entregarem 2 favores do priorado o jogador perde imediatamente 3 pontos por cada favor não entregue e tem de cumprir uma penitência no início do capítulo seguinte, que consiste em perder o direito de jogar uma das suas cartas de acção, que é escolhida aleatoriamente da mão do penitente por um dos outros jogadores.

Se não se entregarem 2 grãos o jogador perde imediatamente 2 pontos por cada grão não entregue e tem de cumprir uma penitência no início do capítulo seguinte, que consiste em perder o direito de receber os recursos atribuídos pela carta de evento no seu primeiro turno.

Se não se entregar a quantia em dinheiro determinada pelo dado, o jogador perde imediatamente 1 ponto por cada moeda em falta e tem de cumprir uma penitência no início do capítulo seguinte, que consiste em perder o direito de jogar uma das suas cartas de acção.

No início do capítulo III aparece a peste a possibilidade dos jogadores usarem o seu conhecimento médico para obterem pontos. Por cada conhecimentos médico que salve uma pessoa o jogador ganha 2 pontos de vitória. É possível o mesmo jogador salvar mais que um edifício contamindao se a soma do seu conhecimento médico for igual ou superior ao valor dos infectados num determinado edifício.

No final do capítulo IV, dá-se o fim do jogo. O vencedor será aquele que tiver amealhado mais pontos no decurso do jogo. Em caso de igualdade desempata-se com o dinheiro e se mesmo assim persistir a igualdade recorre-se ao conhecimento médico para desempatar.

d10-3A minha avaliação:

The World without End é um jogo simplesmente brilhante, um caso de grand sucesso entre nós que o testámos. As remeniscências de Pilares da Terra são óbvias, mas para nós isso não é mau. O pormenor da mecânica das cartas de evento é muito original e dá uma dinâmica muito interessante ao jogo. A produção da Kosmos (exemplar testado) é soberba, destacando-se o trabalho notável de Michael Menzel, absolutamente nota 10!

Estamos encantados com este jogo, só o podemos recomendar vivamente! Atenção não é um jogo familiar, por isso, este jogo exige bastante da capacidade de programação das acções a médio prazo e da capacidade de reflexão individual, pouco indicado para a função de um jogo familiar, que tem objectivos lúdicos iguais mas com caminhos muito mais simplificados!

Originally posted @ http://jogoeu.wordpress.com/2010/02/15/review-the-world-with...
3 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
MGS
United States
flag msg tools
badge
Warhammer: Diskwars
Avatar
mbmbmbmbmb
Obrigado pela resenha muito boa. Apenas uma coisa, World Without an End acontece "depois" de Pilares da Terra.
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Sim de facto a acção que se "narra" neste jogo aconteceu posteriormente à que se vive no livro Pilares da Terra.

O que quero dizer na sinopse é que este jogo é como uma "sequela" de Pilares da Terra.

Obrigado pelo comentário.
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.