Recommend
3 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Ra: The Dice Game» Forums » Reviews

Subject: Portuguese Ra: The dice Game review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
d10-1Sinopse:

Ra – The Dice Game não esconde as suas origens. Este jogo vai beber toda a temática ao seu “pai” – Ra (o jogo de tabuleiro) – dando-lhe a subjectividade dos dados. Continuamos a ter que coleccionar faraós, Nilos e inundações, civilizações e monumentos. Catástrofes e ouro também podem estão incluídos nesta versão de dados!

d10-2Como se joga:

O jogo tem uma dinâmica muito parecida com a do jogo de tabuleiro. Cada partida desenrola-se em 3 épocas. No final de cada uma há uma contagem de pontos por faraós, nilo e civilizações. No fim da terceira época há uma contagem extra pelos monumentos.

O final de uma época dá-se assim que a figura do Ra atinja a última casa da sua fila.

No seu turno cada jogador lança 5 dados de cores diferentes (amarelo, vermelho, azul, verde e púrpura). Cada dado tem seis símbolos diferentes: Barco no Nilo, Pirâmide, Faraó, Sol, Civilização e Ankh.

Se no seu lançamento um jogador lançar um ou mais símbolos de Sol, coloca-os à frente da figura do Ra, na respectiva fila de Época. Se um jogador obtiver 3 símbolos do Sol recebe 3 pontos e não avança a figura do Ra na fila, se obtiver 4 ou mais pode desencadear uma catástrofe que se concretiza na perda de cubos de influências num dos 4 domínios do jogo, à escolha do jogador que conseguir fazer 4 ou mais Sóis: Nilo, Faraó, monumentos ou civilizações. No caso de um jogador não ter mais que 1 ou 2 Sóis,no final do seu turno na fila de Ra, este desloca-se tantas casas quantos dados aí estejam (1 ou 2 casas).

Na circunstância de um jogador ter lançado símbolos de Sol e depois de os ter colocado na fila de Ra, o jogador pode reservar o(s) dado(s) que lhe convier mais, podendo de seguida fazer um novo lançamento. Se no novo lançamento voltar a retirar um símbolo Sol, repete o procedimento anterior e pode lançar de novo, caso o deseje e ainda tenha dados (mas não os que já reservou!).

As combinações possíveis para colocar cubos nos 4 domínios do jogo estão muito bem esquematizados num cartão-resumo que é entregue inicialmente a cada jogador.

d10-3A minha avaliação:

Este jogo é um déjà-vu que me parece não será muito consensual, ao contrário do seu pai - Ra – que gera unanimidades em relação à sua pertinência. No caso da versão de dados podemos gostar muito ou não gostar nada. O facto de ter dados é logo dissuasor de muitos jogador que têm “aversão” à subjectividade dos dados. Entre nós o jogo também não gera consensos, pessoalmente considero-o muito agradável e rápido, e mantém o “cheirinho” do jogo de tabuleiro, o que me agrada.

Por isso a minha recomendação, a quem gostou das imagem e da dinâmica do jogo, é que devem experimentá-lo primeiro para depois o comprarem em consciência, se assim o entenderem!

Originally posted @ http://jogoeu.wordpress.com/2010/02/18/review-rathe-dice-gam...
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.