Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Karawane» Forums » Reviews

Subject: Karawane portuguese review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
d10-1Sinopse:

A caravana é um jogo de corridas de camelos pelas areias do deserto em direcção ao oásis. Os primeiros a chegarem tem maiores possibilidades de ganharem mais pontos, embora não seja tão certo assim…

d10-2Como se joga:

Coloca-se o tabuleiro no centro do jogo e os camelos dos diferentes jogadores (3 cada um) na cidade de partida. Cada jogador recebe as 12 cartas da sua cor que baralha e forma um monte com elas. Bisca 3 para a mão.

Na sua vez cada jogador joga uma carta, executa a acção da carta e bisca uma nova para voltar a ficar com 3 na mão.

As cartas

* As cartas de oásis – podem ter de 1 a 4 palmeiras e indicam o número de casas que um dos nossos camelos pode avançar.

* As cartas de miragem – podem indicar de 1 a 3 palmeiras e representam o número de casas que um dos camelos de um dos nossos adversários (à escolha de quem joga a carta) tem de recuar.

* A carta guia da caravana – ao jogar esta carta o jogador pode passar um dos seus camelos para a casa imediatamente para a frente do camelo mais adiantado, excepto se este já estiver no oásis, nesse caso coloca o seu camelo à frente do camelo mais adiantado que ainda esteja no deserto.

* A carta tempestade de areia – ao jogar esta carta todos os jogadores têm de baralhar as suas 12 cartas.

Notas finais

Um camelo que esteja no último lugar não pode entrar directamente no oásis; se um camelo já estiver no oásis não pode recuar; para entrar no oásis é preciso jogar a carta com o número exacto das casas que lá existem (2, 3 e 4); se não houver cartas no monte de bisca, o jogador joga apenas com as cartas que tiver na mão.

O jogo termina quando todas as casas do oásis estiverem ocupadas. Cada um conta os pontos das casas do oásis onde tenha camelos, o que tiver mais pontos ganha!

d10-3Avaliação:

Antes de mais é importante frisar que as ilustrações deste jogo foram criadas por uma portuguesa radicada na Alemanha há alguns anos, nascida em Lisboa mas criada no Porto durante a sua infância e juventude – Gabriela Silveira. O seu trabalho neste jogo é bastante interessante!

O jogo em si mesmo é bom. Um jogo para crianças muito fácil de jogar e que, ao contrário de outros jogos infantis, não se torna entediante para adultos que o joguem com crianças.

Gostei particularmente do aspecto “quilhante” das cartas de miragem durante o jogo, que desperta particular interesse as mais pequenos nas primeiras abordagens ao jogo.

Simples, agradável e prazenteiro – tout court! Ideal para pequenos aspirantes a jogadores de tabuleiro.

Originally posted @ http://jogoeu.wordpress.com/2010/04/16/review-karawane/
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.