Recommend
3 
 Thumb up
 Hide
3 Posts

Big Points» Forums » Reviews

Subject: Big Points portuguese review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
d10-1Sinopse:

O objectivo do jogo é obter mais pontos do que todos os adversário através da conquista de discos de várias cores, participando na definição da escala multiplicadora desses discos.

d10-2Como se joga:

Começa-se por dispor aleatoriamente os discos de madeira n mesa formando uma “serpente” colorida.



Numa das extremidades coloca-se a escada e na outra os peões coloridos (lilás, verde, vermelho, azul e verde). Junto à escada forma-se um monte formado por cinco discos de madeira com as 5 cores dos peões (1 disco por cada cor).

Define-se um jogador inicial e depois joga-se no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, o segundo jogador será o que estiver à esquerda do primeiro e assim sucessivamente.

Na sua vez de jogar um jogador escolhe um peão e move-o para o disco da mesma cor que estiver mais mais próximo, em seguida escolhe o disco que estiver disponível à frente ou atrás do disco onde esteja o referido peão.



No exemplo da imagem de cima, podemos imaginar que, na sua vez, um jogador decidia mover o peão azul. Nesse caso ele avançaria o peão para o primeiro disco azul que encontrasse (no caso é o terceiro disco), e estando aí, escolheria o disco imediatamente à sua frente (amarelo) ou imediatamente atrás (igualmente amarelo).

Os discos que forem conquistados vão sendo guardados à frente de cada jogador de forma que todos os possam ver.

Se um jogador conquistar um disco preto tem direito a jogar de novo mediante a entrega desse disco, mas atenção, um disco preto não pode ser jogado no mesmo turno em que tenha sido conquistado! Podem ser jogados no mesmo turno, tantos discos pretos quantos o jogador deseje e possa gastar. Uma das vantagens dos discos pretos é que permitem ao jogador saltar para discos da sua cor que tenham ficado para trás, ou seja, só com um disco preto é que um jogador pode recuar um peão.

Também pode conquistar discos brancos mas esses explicarei mais à frente a sua função.

O jogo termina quando todos os peões tiverem ocupado os cinco degraus da escada. Sempre que um peão não tem discos da sua cor deve ser colocado no degraus vazio mais elevado, e em seguida quem colocou o peão na escada recolhe, do monte de discos de reserva ao lado da escada, o disco correspondente à cor desse peão. A partir desse momento não é possível jogar mais com esse peão!

Contagem de pontos

Conta-se o número de discos de cada uma das cores e multiplica-se pelo valor do degrau onde estiver o peão da respectiva cor.



No exemplo da imagem a pontuação faria-se da seguinte forma:

4 pontos pelo vermelho (1 disco x 4 pontos ) + 6 pontos pelo verde (2 discos x 3 pontos ) + 6 pontos pelo azul (3 discos x 2 pontos ) + 1 ponto pelo amarelo (1 disco x 1 ponto ). Pelos 3 discos lilás não recebe pontos (3 discos x 0 pontos ), assim como pelo disco preto.

Finalmente recebe 10 pontos pelos discos brancos, porque os discos brancos multiplicam o seu número pelo número de cores diferentes com que o jogador acabem, neste caso, 2 discos brancos x 5 cores diferentes = 10 pontos. A pontuação final deste jogador é 27 pontos!

d10-3Avaliação:

Big Points é um jogo muito divertido, sem regras complicadas e rápido. Pode jogar-se com 5 jogadores mas o ideal são 3 ou 4. No meu grupo de jogo e com alguns dos meus colegas de trabalho este jogo tem sido um sucesso, adequando-se perfeitamente aos jogadores casuais sem desiludir os jogadores mais exigentes.

Como muitas das vezes em que apresentamos um jogo, não o fazemos as pessoas habituadas a jogar, pelo menos é essa a minha experiência pessoal, este Big Point assenta como uma luva na estratégia de introduzir jogos rápidos e simples a pessoas que não têm hábitos de jogo regular, acabando cada partida com uma sensação típica de… “jogamos outra vez?”

Originally posted @ http://jogoeu.wordpress.com/2010/06/02/review-big-points/
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Paulo Santoro
Brazil
São Paulo
São Paulo
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmb
Boa resenha, mas me parece que há um erro no exemplo de pontuação. Pelo que vi nas regras, a preta conta como cor diferente. Portanto, cada branca vale 6, e não apenas 5.

1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Carlos Abrunhosa
Portugal
Aveiro
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Efectivamente, obrigado pelo esclarecimento deste pormenor que me tinha escapado!
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.