Recommend
3 
 Thumb up
 Hide
1 Posts

Convocados» Forums » Reviews

Subject: Primeira impressão rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Luish Moraes Coelho
Brazil
Belo Horizonte
Minas Gerais
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Semana passada, tive o privilégio de conhecer e jogar Convocados com um dos autores, Renato Sasdelli da Galápagos Jogos.
Jogamos duas partidas, perdi as duas, mas pude sentir o quanto o jogo é divertido e desafiador. Convocados é um jogo de cartas sobre futebol que deve agradar bastante os aficcionados pelo esporte, além de quem gosta de um bom cardgame rápido e cheio de nuances.
Veja, não é um jogo que simula uma partida de futebol, como eu havia pensado antes, não há gols no jogo, não há nem mesmo uma bola. A abordagem é mais ampla, ou técnica, do que isso.
No jogo, fazemos o papel de um técnico que tem à sua disposição esquemas táticos (tipo 4-3-3 ou 3-5-2) e que deve escalar o melhor time possível mesclando jogadores das seleções mais tradicionais do futebol.

E como esta tradição se apresenta? O balanceamento do jogo segue a tradição das seleções. A melhor defesa do jogo é formada por jogadores da Itália, o Brasil e Argentina têm o melhor ataque, etc. As cartas de cada jogador apresentam um valor correspondente a três áreas do campo, onde este atua melhor ou pior, além da bandeira que mostra qual seleção o jogador pertence e o número de sua camisa. Estas são as informações importantes para se montar a seleção e disputar contra outro técnico. Ou seja, um camisa sete do Brasil tem 2 (defesa), 4 (meio-campo) e 5 (ataque), nós é que escolhemos onde colocá-lo. Se seu esquema tático for 4-3-3, você pode ter 4 jogadores na defesa, 3 no meio-campo e 3 no ataque, usando os valores das cartas para ver se seu time é melhor do que o adversário, pelo menos no papel. Sim, pois, como sou botafoguense, sei bem que, quando a bola rola, um time pior no papel pode causar estragos em um time de galáticos, mas isto não está em questão no cardgame.

Há também um mini-tabuleiro, por assim dizer, que mostra as três áreas do campo, defesa, meio-campo e ataque e delimita onde devemos colocar os jogadores que escalamos. Temos sempre seis cartas na mão, a jogada básica consiste em escalar um jogador, baixando uma carta, e comprar uma carta nova. Existem cartas extras que criam situações inusitadas, como contusões, chamar as categorias de base para tentar surpreender o adversário, por exemplo, entre outras peculiaridades do futebol. Podemos fazer três substituições ao longo do jogo e a partida termina quando os dois times completam sua linha com dez jogadores. Os pontos são calculados por área do campo e quem tiver melhor pontuação em duas áreas leva a vitória.

Pelo que pude ver, o jogo cresce em detalhes à medida que se joga. As cartas extras são bastante variadas e existem seleções com características muito específicas, por exemplo, a Holanda. Se convocarmos cinco jogadores da Holanda todo o time recebe um bonus de pontuação, ou a França, que possui jogadores de pontuação média, mas quando o camisa 10 entra em campo, todos os franceses melhoram de atuação. E certamente há outros detalhes que não pude conhecer em tão pouco tempo.
5 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.