Recommend
1 
 Thumb up
 Hide
3 Posts

Roma» Forums » Reviews

Subject: Review in portuguese rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Patesi LIMAC
Brazil
Recife
Pernambuco
flag msg tools
Avatar
mbmbmbmbmb
Roma é um jogo de cartas para dois jogadores de autoria de Stefan Feld. O tempo médio da partida é de 30 minuto e é recomendado como uma agradável opção para esquentar a sessão antes de um jogo mais pesado, ou, simplesmente, para matar o tempo. Ah, jogar com a esposa ou namorada (mesmo sendo um jogo de disputa) não é algo ensejador de brigas ou discórdia, ou seja, pode jogar sem medo.

Os componentes são bem feitos e as figuras muito bonitos nos remetem à época antiga das túnicas e sandálias.

Mecânica do jogo

O jogo inicia-se em escolher 04 cartas que poderão ser "baixadas" em jogo sem qualquer ônus. Cada uma das cartas deve ser colocada em paralelo a um disco correspondente a um número. Para ativar a carta é necessário tirar no dado o número correspondente à ela e colocar o dado sobre o disco correspondente. o realizar este ato, ativa-se a tribuíção da carta respectiva.

Há 08 discos: seis equivalentes a cada número do dado de seis; um para obtenção de dinheiro e um para onter novas cartas.Três dados são sempre jogados ao mesmo tempo. Caso se tirem três números iguais pode-se ativar uma carta por três vezes consecutivas ou jogá-los novamente, como for conveniente.

Novas cartas poderão ser colocadas em jogo, bastando ter dinheiro para tanto. O dinheito pode ser obtido colocando-se o dado tirado sobra o siaco correspondente ao dinheiro. O mesmo procedimento pode ser aplicado para a obtenção de novas cartas - dado sobre o disco de cartas.

As regras são bastante simples, embora a variedades de atribuições das cartas gerem uma confusão inicial, mesmo com figuras indicativas de seus poderes. O tal variedade de opções repercute, também, positivamente, já que possibilita uma variedade considerável de oções estratégicas que levem à vitória, dando ao jogo uma excelente rejogabilidade.

Veredicto

Altamente recomendado! Também recomendo fortemente que se obtenha a versão antiga da Queen games, que não possui qualquer texto em suas cartas. Ao que parece, a nova versão possui - ainda que poucos - textos em inglês.

A prova de fogo da aceitação do Roma foi jogar com minha namorada por três vezes. E ela aprovou (e ganhou todas as vezes...).

Um jogo que realmente cumpre o prometivo, levando-nos ao conflito civil em Roma, de maneira, ágil, inteligente e, principalmente, divertida!
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Marcelo Galvao
Brazil
Atibaia
Sao Paulo
flag msg tools
Gostei da resenha. Coincidentemente, joguei Roma semana passada com meu afilhado, após vários meses sem o jogo ver mesa. Não lembrava de todos os detalhes, mas precisei apenas de uma leitura rápida.

A nova versão que você se refere é Arena: Roma II ? Se for, realmente os ícones foram substituídos por texto, pois muita gente reclamava de não entender a iconografia do jogo original. Ainda pretendo comprá-lo, mas antes quero esgotar bastante as possibilidades de combinação de poderes das cartas de Roma.



1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Patesi LIMAC
Brazil
Recife
Pernambuco
flag msg tools
Avatar
mbmbmbmbmb
Obrigado pelo elogio!

Não, não me refiro ao ARENA, mas a nova edição que está para sair pela Queen Games.

Os combos são demais, mesmo. Os que levam em conta os Fóruns são os mais decisivos, embora um jogador ofensivo tenha bom suporte também, com Legat, Mercator, Tribuno Plebis, combinados com algo como Onanger e Velites.

Um abraço!
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.