Recommend
11 
 Thumb up
 Hide
14 Posts

Zombicide» Forums » Reviews

Subject: Zombicide - primeiras impressões (first impressions - in portuguese) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
mbmbmbmbmb

Olá!

Aviso que as impressões abaixo, como dito, são as primeiras, com base em uma única partida (ou melhor, 1 partida e 1/2).

Imagem por guillotinegames

O básico das regras:

Zombicide é um jogo de sobrevivência - manter-se vivo num planeta tomado de zumbis. O Dia Z chegou, passou e você sobreviveu, e agora está ferrado. Faz parte. O apocalipse dos desmortos, no entanto, tem suas vantagens: você pode deixar sua carteira em casa e não é mais necessário se preocupar com aluguel, contas de luz e telefone, nem em bater o ponto na empresa. O lado ruim é que milhões de mortos-vivos famintos querem lhe devorar.

Pois bem, no jogo cada participante controla um personagem. Cada personagem tem características especiais - habilidades que, se não o tornam absolutamente único, diferenciam-no razoavelmente dos demais.

O Zombicide funciona com base em missões. O jogo vem com 10 missões e é possível criar as próprias. Joguei o primeiro cenário, então pode haver alterações das regras abaixo para os outros.

Cada personagem tem, a princípio, 3 pontos de ação. Com isso ele pode fazer:

- Procurar (1 ponto) - é necessário estar dentro de alguma construção para realizar esta ação e só é possível fazer uma única dessas ações por turno do personagem. Com esta ação, o personagem pega uma das cartas de itens, nos quais existem armas, munição, alimentos, etc, mas também há a chance de surgir um zumbi! Desagradável, no mínimo;

- Mover-se (1 ponto por espaço + adicional de 1 ponto por zumbi presente no espaço, se algum) - mover-se é autoexplicativo. Anda-se pelo cenário dessa maneira. Se o personagem estiver num espaço com 2 zumbis, custará a ele 3 pontos de ação para sair daquele espaço (1 normal + 1 por zumbi). Existe uma habilidade de personagem - "Liso" - que permite ao personagem passar por espaços com zumbis sem gastar pontos extra de ação;

- Trocar/passar itens (1 ponto) - com esta ação, dois personagens num mesmo espaço podem trocar/passar equipamento um com o outro e, ao mesmo tempo, ambos podem reajustar seus itens - isso porque cada um pode levar um máximo de 5 itens (2 nas mãos e mais 3 na mochila);

- Abrir porta (1 ponto) - é preciso ter algum equipamento apropriado para realizar esta ação (um machado, um pé-de-cabra ou uma motosserra). Quando uma porta é aberta, revela-se uma carta de zumbi para cada espaço da construção, colocando ali os zumbis indicados;

- Atacar (1 ponto por ataque) - é necessário ter uma arma para realizar esta ação, mas isso é algo fácil, nem que seja na base da panelada. Existem regras diversas aqui, até porque é a ação mais usual. O resumo é: cada arma de um tipo (arma branca ou de fogo), alcance, quantidade de dados que são rolados, margem de sucesso e dano causado. Exemplificando: a Katana tem alcance zero (arma branca), em cada ataque com ela rolam-se 2 dados, se em qualquer dado sair 4 ou mais o ataque é bem-sucedido (se sair 4 ou mais em ambos os dados, o personagem poderá eliminar dois zumbis que tenham 1 ponto de resistência) e ela causa 1 ponto de dano. A Katana não faz barulho ao ser utilizada para atacar, mas usa duas mãos para ser manuseada, logo não poderá ser combinada com outra arma qualquer. A Escopeta de Cano Serrado tem alcance de zero a um (ou seja, pode ser usada para atacar zumbis no mesmo espaço ou até a 1 espaço de distância), em cada ataque com ela rolam-se 2 dados, se em qualquer dado sair 3 ou mais o ataque é bem-sucedido (se sair 3 ou mais em ambos os dados, o personagem poderá eliminar dois zumbis que tenham 1 ponto de resistência) e ela causa 1 ponto de dano. A Escopeta de Cano Serrado faz barulho ao ser utilizada para atacar, mas usa só uma das mãos para ser manuseada, logo poderá ser combinada com outra arma que use uma mão. Para cada zumbi eliminado, o personagem ganha 1 ponto de experiência - com o acúmulo desses pontos, o personagem aumenta suas capacidades, podendo realizar mais ações, ter ataques livres, mover-se mais rápido, etc, contudo as cartas de zumbis trarão mais mortos-vivos - ou seja, quanto mais bate, mais deles tem!

Imagem por Deviser

Após as ações dos personagens, vem a fase dos zumbis. Se os zumbis começaram no espaço em que haja um personagem, eles o atacam e causam 1 ponto de dano por zumbi no espaço. Com dois pontos de dano o personagem morre, e o jogador que o controlava sai da partida. Os demais que já estiverem no tabuleiro, movem-se 1 ou 2 espaços (só os rápidos/corredores mexem-se 2 espaços) na direção ou dos sobreviventes - se os estiverem vendo - ou na direção da maior concentração de barulho (seja por ataques com armas que causam ruído, seja pela presença dos personagens, que naturalmente fazem barulho). Se os zumbis lentos, os gordos ou a abominação terminarem o movimento no mesmo espaço de um personagem, nada ocorre. Se foi um zumbi rápido, ele ainda consegue atacar e causará 1 ponto de dano por zumbi desse tipo no espaço do personagem.

Em seguida, novos zumbis entram no tabuleiro, de acordo com o indicado em cartas que são reveladas para cada ponto do mapa onde há entrada de zumbis. Isto feito, a rodada termina e a vez de agir volta aos personagens. O jogo segue desse modo até que o objetivo da missão seja cumprido ou se os zumbis eliminarem todos os personagens.

A dinâmica do jogo:

Na primeira missão o objetivo é coletar suprimentos (comida enlatada, arroz e água) bem como procurar nos pontos indicados no mapa do cenário. Ou seja, isso obriga os personagens a se colocarem em perigo, pois tem que entrar nas construções infestadas de zumbis para procurar por artigos de necessidade.

O começo, quando todos ainda estão no nível azul (o mais baixo), é praticamente uma introdução: há poucos zumbis, a ameaça é pequena e o equipamento compõe-se de panelas, pé-de-cabra, machado e uma pistola. Nada que realmente passe uma sensação de segurança, mas o combate não é uma prioridade, ainda.

Então começa-se a encontrar armas melhores (machetes, rifles, espingardas, munição) e, com isso, eliminar os zumbis começa a ser algo quase fácil. Isso até alguém chegar no nível amarelo, daí mais mortos-vivos começam a se espalhar pelo mapa. Ah, sem problema, nada que um par de pistolas e uma motosserra não resolvam! Sim, é parcialmente verdade - nesse nível a vantagem é ainda dos sobreviventes - em nossa partida, houve um momento em que três personagens mandaram nada menos do que 11 zumbis de volta para a cova na mesma rodada. Mas a sequência leva ao nível laranja, e nesse momento a coisa desanda. A quantidade de mortos-vivos que chegam ao tabuleiro é bem acima daquela que os personagens conseguem lidar. Além disso, existem nas cartas várias de ativação extra, o que permite a um tipo de zumbi (lento, rápido, gordo ou abominação) ter uma ação imediata, o que pode causar desastre - em nossa partida foi isso que ocasionou a morte de dois personagens numa rodada e de mais dois na rodada seguinte. De 6 personagens para 2 em duas rodadas. Tenso!

Assim, o jogo exige bastante cooperação e tática tanto na ordem das ações, quanto em quem deve realizá-las. Sem ajuda dos demais, qualquer um terá problemas. E existe ainda algo que exige cuidado: a subida de nível. Se um único personagem alcançar no nível amarelo, todas as cartas de zumbis serão com base no nível amarelo. Portanto, é preciso que a "diversão" de sentar a lenha nos mortos-vivos seja tão dividida quanto for possível - algo bem pensado, que evita que alguém leve sorte em suas procuradas e saia com armas excelentes enquanto os demais ficam com machados e panelas.

E é positivo que o jogo suba em direção ao clímax, com o cenário entupido de mortos-vivos, bem ao estilo dos filmes.

Imagem por chaddyboy_2000

A avaliação:

O Zombicide pareceu ser o melhor jogo com o tema de zumbis no estilo cooperativo. É mais direto e fluído que o Last Night on Earth e está milhas à frente do Zombie in my Pocket. Mesmo entre o geral dos jogos com essa temático, acho-o à frente da maioria, até mesmo de um de meus favoritos do gênero, o Zombies!!!, que tem poréns demais nas regras.

O Zombicide não é calcado no humor - ainda que, para "variar", ele esteja presente, tanto na apresentação dos personagens, quanto nas cartas (por exemplo, na parte do descritivo do dano causado pelo coquetel molotov diz: Dano - Um monte). Isso permite que o jogo seja levado a sério mesmo depois das piadinhas ficarem antigas e sem mais tanta graça, algo essencial para a longevidade do jogo.

Há comentários que o jogo não é exatamente dos mais equilibrados se não estiver nos números de 3 ou 6 participantes, já que não há nenhum efeito que haja de forma proporcional ao número de pessoas - se na carta dos zumbis diz que aparecem 4 dos lentos, serão 4 que aparecerão se na partida houver 2, 3, 4, 5 ou 6 personagens. Por um lado, com menos personagens sobe-se de nível mais rapidamente, porém eu duvido que isso faça a balança igualar. Afinal, menos personagens têm menos ações, procuram menos e matam menos. Porém, isso, mesmo sendo um problema, não é tão difícil de ser resolvido: em nossa partida, jogamos com os 6 personagens mesmo estando em apenas 4 pessoas. Dois personagens eram de todos e agiam de acordo com o consenso geral. Isso é útil até para evitar outro porém do Zombicide: a eliminação de jogadores.

Nada impede alguém de, com azar, ter seu personagem morto na 2a rodada da partida. O que resta? Nada. Só olhar a partida. Talvez apoiar os outros - afinal, se os sobreviventes cumprirem a missão, mesmo os participantes eliminados vencem. No entanto, estivesse em uma de nossas noites de jogos, eu iria procurar outra partida. É minha crença que qualquer jogo que tenha eliminação de jogadores precisa ter uma mecânica que continue envolvendo a pessoa (nem que seja da forma mais básica: pegue um novo personagem e entre no cenário na próxima rodada). Ou isso, ou ser um jogo bastante rápido, em que estar de fora não importa tanto. Essas duas coisas não ocorrem no Zombicide, mesmo este não sendo um jogo particularmente longo (nossa partida demorou entre 90 a 120 minutos).

Em resumo:

Prós
- Regras fluídas e fáceis de aprender;
- Bom uso do tema, criando um crescendo que dá uma sensação de aproximando-se do clímax junto do final da partida;
- Miniaturas bastante bem feitas e componentes de ótima qualidade;
- Certamente divertido;
- Re-jogabilidade, o que é inesperado num jogo com missões, mas há bastante variação devido às cartas dos zumbis, e parece que criar missões não é algo difícil;

Neutros
- A sorte (ou azar) nos dados pode definir a partida, quase independente de qualquer tática. Mas no final de nossa partida, mais contou os movimentos táticos do que as rolagens de dados;

Contras
- Potencial de balanço para todos os números de participantes;
- Eliminação de jogadores sem maneira do mesmo retornar à partida.

E é isso!

Abs,
12 
 Thumb up
0.25
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Andre Lucato
Brazil
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
70 doletas pela CSI.
cry

(ps: Você já jogou o Mall/City of Horror para comparar ?)

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
IruDraco Dracolich
Brazil
flag msg tools
Legal ... estou a umas semanas vendo coisas sobre o jogo e ja estou convencido que eu preciso matar zumbis ... mas onde comprar por aqui ??

Poderia indicar algum lugar no Brasil ou até mesmo fora do Brasil de confiança para comprar?

EDIT:
ahh ... imaginei uma regra complementar para quando um personagem morre, outro sobrevivente precisa entrar em um edificio (vazio) e "acordar" um novo sobrevivente que estava inconsciente e escondido ali, como se estivesse no inicio do game.... mas só saberei se isso funciona quando conseguir comprar o meu hahaha

Obrigado pelo resumão.

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
AndreKada wrote:
70 doletas pela CSI.
cry

(ps: Você já jogou o Mall/City of Horror para comparar ?)

Olá!

Infelizmente, não joguei nenhum deles. Ainda!

Abs,

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
IruDraco wrote:
Legal ... estou a umas semanas vendo coisas sobre o jogo e ja estou convencido que eu preciso matar zumbis ... mas onde comprar por aqui ??

Poderia indicar algum lugar no Brasil ou até mesmo fora do Brasil de confiança para comprar?

Uusualmente faço minhas compras na CoolStuffInc: http://www.coolstuffinc.com/

Abs,

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
John Ibarzabal

Campinas
Sao Paulo
msg tools
mbmbmbmbmb
Muito bom texto Tiago, parabens

Conhecem o Zpocalypse?

Acho que ele tem chances de se tornar meu favorito depois que sair. Tem mais conteudo que o Zombicide, mas gostei bastante do zombicide pela simplicidade tbem.

O Zpocalypse devo receber do kickstarter até antes do final do ano.

Ele tbem sairá com uma expansao, a Zmaster, que vai permitir um jogador controlando os zumbis, como um Overlord do Descent

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
John Ibarzabal

Campinas
Sao Paulo
msg tools
mbmbmbmbmb
AndreKada wrote:
70 doletas pela CSI.
cry

O jogo tem dezenas de minis, tudo de qualidade acima da média.
Não acho que vai encontrar muito lugar vendendo muito mais barato que isso...

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
Mestre dos Magos wrote:
Muito bom texto Tiago, parabens

Conhecem o Zpocalypse?

Acho que ele tem chances de se tornar meu favorito depois que sair. Tem mais conteudo que o Zombicide, mas gostei bastante do zombicide pela simplicidade tbem.

O Zpocalypse devo receber do kickstarter até antes do final do ano.

Ele tbem sairá com uma expansao, a Zmaster, que vai permitir um jogador controlando os zumbis, como um Overlord do Descent

Eu li um pouco sobre o Zpocalypse e certamente parece interessante. Será interessante ver como funcionará um quase work placement com zumbis, até porque ele parece ser complicado para um jogo com um tema que usualmente não atrai jogadores "sérios".

Abs,

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Hegel Bessa Jorge
Brazil
Fortaleza
Ceará
flag msg tools
I wish.
badge
Nothing to see here.
mbmbmbmbmb
Eu joguei algumas vezes o jogo e é bom, apesar de simples. Foi bastante caro, mas acho que valeu a pena.
Boa "review". Parabéns!

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Newton Costa
Brazil
flag msg tools
Como é a questão da língua para o jogo? Vi que ele está como não-independente aqui no bgg, mas queria a opinião de um brazuca. Minha intenção é jogar com quem não fala inglês (eu falo).

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
newtonc wrote:
Como é a questão da língua para o jogo? Vi que ele está como não-independente aqui no bgg, mas queria a opinião de um brazuca. Minha intenção é jogar com quem não fala inglês (eu falo).

Tem pouquíssimo o que ler no jogo. Nas cartas de itens algumas vezes consta algo (nome, usualmente), mas só. As cartas de zumbis funcionam com símbolos. Nas fichas dos personagens têm algo, mas são só os nomes das habilidades. Ou seja, eu diria que ele é 90% independente de linguagem.

Abs,
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Newton Costa
Brazil
flag msg tools
Obrigado pela dica e pelo review. Postei a mesma pergunta no seu review do pandemic eheh

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Sam Bena

Dist of Columbia
msg tools
mb
Olá,

Nao conhecia essa loja... Bastante coisa legal. Como ela é na questao de entrega/alfandega?

Muito obrigado.

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb
Perdido wrote:
Olá,

Nao conhecia essa loja... Bastante coisa legal. Como ela é na questao de entrega/alfandega?

Muito obrigado.

Ultimamente a CSI vem sendo taxada em praticamente todas as encomendas que chegam ao Brasil.

Eu recomendo comprar com um vendedor aqui do BGG:

Mr. B @ Rockin' B
United States
Batavia
Ohio
flag msg tools
badge
mbmbmbmbmb

O cara é bom no que faz. Aqui tem o marketplace dele: http://www.boardgamegeek.com/geekstore.php3?action=viewuser&...

Mas ele tem bem mais jogos do que constam ali (o BGG limita a quantidade), assim sempre vale perguntar.

Abs,

Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.